Exposição de Artistas Plásticos é atração no Museu Antropológico Diretor Pestana - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Exposição de Artistas Plásticos é atração no Museu Antropológico Diretor Pestana

 
 

O Museu Antropológico Diretor Pestana realiza a Exposição “Artista Local – Preocupação com o Patrimônio”. A exposição é composta por quadros, de técnicas variadas, confeccionadas por artistas plásticos locais.

Dando continuidade ao projeto “Artistas Locais”, este processo expositivo é o terceiro executado este ano no espaço “Ijuí Hoje”, mantendo a temática artística e expondo o acervo do MADP. Para este evento foram selecionadas obras de artistas preocupados com a questão do patrimônio arquitetônico de Ijuí em risco de desaparecer.

Estão expostas obras de Marli Schmitt, Ienete Seidler, Regina Gomes, Manfredo Spitzer e Luisa Marchner. A exposição poderá ser visitada até o dia 27 de janeiro de 2016, no Espaço Ijuí Hoje, na Sala de Exposição de Longa Duração do MADP.

Sobre a exposição:

A exposição, composta por quadros pintados por diversos artistas, é uma releitura de um evento que surgiu com a preocupação da comunidade com o desaparecimento de diversas edificações consideradas patrimônio histórico e arquitetônico de Ijuí. Um grupo de cidadãos decidiu registrar prédios e construções, através de intervenção em artes plásticas, antes que mais edificações desaparecessem. Logo, um grupo formado por Marli Schmitt, Ienete Seidler, Regina Gomes, Manfredo Spitzer e Nerêo Ceratti, com a colaboração do arquiteto José Carlos Schirmer passaram em 1992, dedicaram-se a pintar prédios antigos, baseando-se em fotografias existentes no arquivo do Museu Antropológico Diretor Pestana.

Em outubro de 1992 foi realizada uma exposição no Parque Assis Brasil, por ocasião da ExpoIjuí – FENADI, que contou também com a presença de Inge Jost Mafra. Foram escolhidos 16 quadros que retratam prédios considerados de grande importância patrimonial e vetores de reflexão de identidade, com técnicas variadas (desde óleo sobre tela até grafite) neles expressado o cuidado e zelo pelo bem patrimonial imóvel. Os autores são: Marli Schmitt, Ienete Seidler, Regina Gomes, Manfredo Spitzer e Luisa Marschner.

Horário para visitação: 8h às 11h30min / 13h30min às 17h.

Horários diferenciados mediante agendamento prévio.

Contato: fone 55.3332-0257 /e no e-mail madp@unijui.edu.br



 


 

Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.