Projeto da Unijuí visa qualificar e ampliar rendimento com alimentos à base de peixe - Unijuí

Para além de um apoio à elaboração de alimentos que tem como matéria-prima o peixe, o projeto visa capacitar os produtores também para o comércio. O projeto foi apresentado e avaliado durante o Salão do Conhecimento

Buscando garantir o desenvolvimento da região, um projeto de extensão buscou aliar a culinária ao rendimento de pescadores residentes de Ijuí e municípios vizinhos. Intitulado “Desenvolvimento de Novos Produtos Alimentícios a Base de Carne de Peixe” o projeto, que conta com nove bolsistas e quatro professores orientadores, tem por objetivo testar e desenvolver empanados e biscoitos à base de peixe – com e sem glúten – na alimentação de alunos de escolas do município de Ajuricaba.

Para além de um apoio na elaboração de alimentos que tem como matéria-prima o peixe, o projeto visa capacitar os piscicultores de Ajuricaba também para o comércio. “O projeto vem em apoio à revitalização da unidade do peixe de Ajuricaba, a Unipeixes. Vão ser ofertados vários cursos à comunidade daquele município para quem tiver interesse em elaborar os produtos para comércio posterior, dentro das formas legais. A Unijuí vai transferir essa tecnologia sem custos com o objetivo de incentivar a agricultura familiar”, esclarece a coordenadora Eila Maria Libardoni Vieira, do Departamento de Ciências da Vida – DCVida.

Dentre as etapas de pesquisa, estão os testes realizados por bolsistas no laboratório de Nutrição da Unijuí. Esse processo resulta em um diferencial para os produtos: empanados e biscoitos à base de peixe assados e não fritos, o que contribui para uma alimentação mais saudável. Conforme Eila, nos produtos não são utilizados aditivos químicos industrializados, sendo um produto mais próximo do in natura. A expectativa é de que até o final do ano de 2016 os produtos já estejam inseridos na alimentação escolar.

Texto: Valéria Foletto, estudante de Jornalismo da Unijuí