A adolescência e a escolha profissional em evidência - Unijuí

A adolescência e a escolha profissional em evidência

Projeto de Extensão é destaque na tarde de quarta-feira, 30, durante o Salão do Conhecimento em Santa Rosa.

O que fazer para ajudar na escolha profissional dos adolescentes? Marcado por dúvidas e pela construção de identidade, a adolescência se caracteriza como um período instável e turbulento. Preocupações e angústias ocorrem com frequência nesta fase da vida. A exata definição de qual caminho seguir é essencial para a formação do jovem no futuro.

Neste sentido, o projeto de extensão “Sensibilização para a escolha profissional na adolescência”, busca através de entrevistas, palestras, oficinas e dinâmicas de grupo, refletir e auxiliar os jovens no momento de incertezas. A acadêmica de psicologia, Juliane Boaventura, destaca a abrangência do projeto. “A UNIJUÍ disponibiliza estagiários que realizam o trabalho junto aos estudantes. Esse ano aplicamos um questionário com 340 alunos para entender com qual cenário a gente atua”, declara.

O projeto existe desde 2011, e de acordo com a coordenadora, professora Sílvia Colombo, sempre abordou essa temática. Ela explica que a proposta é trabalhar principalmente com estudantes de terceiros anos de ensino médio. “Mostramos para os alunos os elementos e características de cada profissão. A realidade das instituições de ensino e mercado de trabalho também são destaques”. O projeto é anual. Ele inicia em março e ocorre até novembro em escolas da região de Ijuí e Santa Rosa.

Texto e Fotos: Robson Girardon, estudante de Jornalismo UNIJUÍ.