Iniciação Científica Júnior surpreende com resultados em Santa Rosa - Unijuí

Iniciação Científica Júnior surpreende com resultados em Santa Rosa

Na noite de quarta-feira, o grande destaque do Salão do Conhecimento em Santa Rosa foi a participação de alunos do Ensino Médio e Fundamental com cinco trabalhos de pesquisa. Os alunos são bolsistas da UFFS-Cerro Largo.

Alunos das escolas de Ensino Médio Eugênio Frantz e de Ensino Fundamental Padre Trazel, localizadas em Cerro Largo, apresentaram na terceira noite do Salão do Conhecimento (30/09), trabalhos relacionados à área das Ciências Biológicas e Humanas.

Bolsistas da Universidade Federal Fronteira Sul, os alunos abordaram as dificuldades de compreensão das ciências exatas em sala de aula, a importância dos livros didáticos e o déficit de conteúdo histórico nas ciências. A apresentação contou com debate entre alguns alunos de pedagogia da UNIJUÍ.

O sucesso das pesquisas já havia sido reconhecido antes do Salão do Conhecimento. A presidente do Programa Nacional do Livro Didático relacionado à área das ciências da natureza esteve presente em Cerro Largo em Julho do ano passado para orientar e colaborar com os estudos dos alunos e também acrescentar ideias propostas pelos mesmos em seus projetos.

A professora da UFFS, orientadora dos bolsistas e coordenadora do grupo de pesquisa GEPECIEM vinculado à área de ensino de ciências na educação básica, destacou a importância da relação escola e universidade: “Essa é uma grande oportunidade para eles. Em primeiro lugar, para a construção do seu currículo. Em segundo, os alunos aprendem a linguagem acadêmica, o formato de pesquisa e o ambiente da universidade antes mesmo de ingressar, estando mais preparados para a vida acadêmica.”

O aluno Anderson Severo, bolsista do projeto da UFFS há três anos, também vê a pesquisa científica na educação básica como uma grande oportunidade: “Essa caminhada contribuiu para minha aprendizagem, engrandeceu ainda mais meu conhecimento, criando melhores perspectivas do futuro.” Anderson já apresentou trabalhos em feiras internacionais e hoje sonha com uma vida acadêmica ativa no curso de Engenharia.

O projeto é financiado pela própria universidade e seleciona os alunos destaque de escolas públicas. Trabalhando em dois turnos na semana, os bolsistas aprendem normas da ABNT e métodos de pesquisa acadêmica, além de serem acompanhados por professores bolsistas que os orientam na coleta de dados e escrita.

Texto e Fotos: Laura Degliuomini Lanzarin, estudante de Jornalismo UNIJUÍ.