A ideia transformada em negócio com apoio da Criatec - Unijuí

A ideia transformada em negócio com apoio da Criatec

Ideias simples podem ser transformadas em negócios com o apoio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí.

O mofo: carta fora do baralho e assim virou proibida. Nem geladeira, nem sol e muito menos o calor do fogão. A ideia desenvolvida por Luiz Antônio Scarton, exposta no estande da Criatec no Salão do Conhecimento, no prédio da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques em Ijuí, requeria a substituição da coloração do mofo pela tradição de uma cuia bem limpa e seca. Para isso o abajur virou um secador de cuias, um negócio que recebe apoio para prosperar.

A empresa de Luiz, a Bel Vedere, é incubada da Criatec desde setembro deste ano, mas a chegada até o auxílio oferecido no negócio perpassa aproximadamente dez anos quando outra maneira de extinguir o mofo havia sido descoberta. O extinto e a necessidade ganham destaque nesse processo. Foi através do olhar diário que surgiu a ideia do secador de cuias. “Tinha um abajur ligado e eu coloquei a cuia. De manhã ela estava seca”.

Segundo Luiz, que há três anos sentiu a necessidade de transformar a ideia em negócio, o empreendedorismo passa a desenvolver um papel importante quando a coletividade passa a sobrepor a individualidade. “O empreendedorismo está na gente. Você buscar a solução de um problema coletivo é a grande chance de sucesso. Se você resolver um problema teu vai ser só pra você. O empreendedor é aquele que pensa nele e na coletividade”, afirmou.

As praticidades de um produto também englobam a importância desse desenvolvimento: “ a noite tu liga ele fica um abajur e fica secando a cuia. Tem duas lâmpadas mais potentes e uma mais fraca e tem a bateria pra pôr na viagem, no caminhão e no ônibus”.

Com o apoio oferecido pela Incubadora, que auxiliou mais de 20 empresas, o negócio ganha outra dimensão. A ajuda da Incubadora permite expandir os horizontes e aprimorar o produto. Segundo Maria Odete Palharini, analista de negócios da incubadora, "o empreendedor desenvolve um produto ou processo ou serviço passível de comercialização, vem pra incubadora e exerce suas habilidades empreendedoras".

Essa ajuda no negócio traz resultados. Para Luiz foi possível analisar várias questões: "A Incubadora permite a pesquisa como relacionado a esterilização e qual é a lâmpada mais adequada, se o fungo é prejudicial para a saúde ou não".

Até o final do Salão do Conhecimento várias empresas da Criatec estarão divulgando os seus produtos no estande. Dentre as empresas que marcaram/marcarão presença estão a Elithe Engenharia e Consultoria, Qualità Consultoria, Lavoro Design Integrado, Locomotiva de Ideias e Simula e Aprova.

Sobre a Criatec:

Criada em 2007 pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJUI, a Criatec tem como objetivo auxiliar e apoiar a formação e o aprimoramento de micro e pequenas empresas ligadas ao ambiente da universidade. A Criatec possui unidades nas cidades de Ijuí, Panambi e Santa Rosa.

As atividades de incubação são realizadas em três etapas: pré-incubação, incubação e pós-incubação. A Criatec disponibiliza para as empresas e empreendedores vários benefícios como instalações físicas, consultorias, acompanhamento e avalição nos cinco eixos de desenvolvimento do negócio, participação coletiva em feiras e eventos, possibilidade de parcerias e rede de contatos.

Texto: Cristiane Grumicker

Foto: Vinícius Zimmermann