Painel Temático é destaque na segunda noite do Salão em Santa Rosa - Unijuí

Painel Temático é destaque na segunda noite do Salão em Santa Rosa

Grupo de Estudos Paulo Freire trouxe como tema do Painel: “As políticas públicas e os processos de cooperação como instrumentos de inclusão social - Planejamento Coletivo como Estratégia Educativa e Instrumento de Emancipação Humana”.

O Painel Temático em questão foi organizado por integrantes do GEEP, Grupo de Estudos de Educação Popular, Movimentos e Organizações Sociais, do qual fazem parte alunos da graduação, ex-alunos e professores do Grupo de Estudos Paulo Freire. Este último responsável pelo planejamento e apresentação da temática escolhida para a noite desta terça-feira (29): Círculos de Cultura.

Por meio de uma proposta de apresentação interativa, lúdica e dinâmica, na oportunidade, os painelistas enfocaram que apesar do avanço científico e do crescimento econômico, no mundo contemporâneo, a exclusão social continua sendo uma das marcas fortes e contrastantes da sociedade atual.

Segundo a Vice-Líder do GEEP e Coordenadora do Grupo de Estudos Paulo Freire, professora Hedi Maria Luft, “O Painel buscou fletir, analisar, problematizar e debater as possibilidades de constituição de caminhos e instrumentos pedagógicos de intervenção social, a partir da educação popular e do planejamento cooperativo, visando a integração de todos”.

A apresentação teve início com uma encenação teatral que introduziu o assunto que seria abordado e debatido em conjunto. Em seguida, com a sala já organizada em círculo, propositalmente coincidindo com o tema, os painelistas se juntaram aos demais de modo a integrá-los na conversa sobre planejamento coletivo voltado para estratégias educativas.

De forma interdisciplinar, o Painel Temático proporciona a oportunidade de explanação de conteúdos pensados e preparados pelos grupos de maneira menos formal, mais focada e precisa. Segundo a painelista e ex-aluna de Pedagogia da Unijuí Câmpus Santa Rosa, Patrícia Leite: “É muito interessante este formato de exposição de conhecimento. Poder discutir questões de participação, envolvimento e acolhida daquilo que o outro fala e a importância do planejar, que foi o que meu grupo se dispôs a fazer, é muito bom e motivador em ser compartilhado com os demais”.

Confira no vídeo um trecho do painel do Salão do Conhecimento em Santa Rosa:

Durante a segunda noite de atividades, também foram realizadas apresentações artísticas, com participação da Cia Cadagy da Unijuí. Além disso, aconteceu a Exposição de Pôsteres das Ciências da Saúde, Sociais Aplicadas, Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Biológicas.

Texto: Fabiane Madril, estudante de Jornalismo da Unijuí.

Fotos e Vídeo: Laura Degliuomini Lanzarin, estudante de Jornalismo da Unijuí.