Criatividade e interatividade na exposição “Luz, Ciência e Vida” - Unijuí

Criatividade e interatividade na exposição “Luz, Ciência e Vida”

Mostra está em exposição na Biblioteca do Câmpus Ijuí.

Uma simulação em tempo real do gasto de energia em uma residência, detalhando o consumo de cada aparelho doméstico. Essa é uma das atrações da Mostra "Luz, Ciência e Vida" que fica em exposição até  a próxima sexta-feira, integrando a programação do Salão do Conhecimento.

Organizada pelo Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (Dceeng), em conjunto com a Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Extensão em Pesquisa, a exposição reúne 20 experimentos interativos que permitem uma ampla reflexão sobre o tema Luz.

O incentivo para a exposição ocorreu devido a Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu 2015 como o ano internacional da luz. “O Ano Internacional da Luz é uma iniciativa mundial que vai destacar a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos, assim como no futuro e no desenvolvimento das sociedades de todo o mundo. Essa é uma oportunidade única para se inspirar, para se educar e para se unir em escala mundial”, explica o orientador da exposição Glaucio Libardoni.

Confira uma galeria de fotos da exposição

Um holograma também chama atenção do público que tem a oportunidade de assistir uma simulação com base no fenômeno de refração da luz. Muitas pessoas já passaram pela exposição nestes dois dias, uma delas é a acadêmica Letícia Peiter, que nos fala sobre a exposição: “Gostei bastante da exposição, nos traz muitas experiências, conhecimentos e principalmente ideias para nós, estudantes”.

Quer saber um pouco mais do que está rolando na exposição? Vem para o Salão do Conhecimento!

Texto: Évelin Lorca, estudante de Jornalismo da Unijuí

Fotos: Milena Wittekind, estudante de Jornalismo da Unijuí