|
Analisar e refletir sobre a formação docente inicial e continuada para aprofundar os conhecimentos sobre atuação profissional, a identidade e a dimensão ética dos processos do ensinar e do aprender oportunizando uma reflexão sobre os desafios mais recentes da docência é o foco dessa edição do XVIII Enaced.
A UNIJUÍ através do curso de Pedagogia, está sediando a segunda etapa do XVIII Encontro Nacional da Educação e Ciclo de Estudos da Pedagogia. A programação iniciou na noite de ontem, segunda-feira e se estenderá até sexta-feira, dia 21, no Câmpus Santa Rosa.
Na primeira noite de evento foram realizadas as Comunicações de Pesquisas e Relatos de Experiências dos trabalhos inscritos e aprovados, distribuídos em diversas salas de aula. Na sequência também foi promovida uma sessão de Lançamento de livros com a presença dos respectivos autores e confraternização com os estudantes.
Na noite de hoje, terça-feira, a programação contemplará a palestra “O professor e a leitura – formação necessária”, será ministrada pela professora Léia Cassol e o músico Johnny Pedra, sob coordenação da professora Claudia Maria Seger.
Amanhã, quarta-feira, o tema da palestra será “A ética do ensinar e do aprender na sociedade atual”, com o professor Danilo Streck, da UNISINOS de São Leopoldo, quem coordenará os trabalhos será o professor José Pedro Boufleuer. Na quinta-feira, dia 20, “O sentido do ensinar e aprender na sociedade complexa”, será o tema abordado pelo palestrante, professor Dr. Arnaldo Nogaro, as atividades serão coordenadas pelo professor Celso José Martinazzo. No último dia do encontro, sexta-feira, “A formação inicial e continuada de professores: desafios da educação”, será ministrada pela professora Dra. Luci Mary Duso Pacheco, sob coordenação da professora Helena Copetti Callai.
O encontro reúne pesquisadores, professores e acadêmicos e contempla na programação palestras, apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências. A organização é do Departamento de Humanidades e Educação (DHE) da UNIJUÍ, com apoio da FAPERGS, CPERS Sindicato, Sinpro/RS, Governo Municipal de Santa Rosa e 17ª Coordenadoria Regional de Educação de Santa Rosa.