Unijuí participa do 67º Encontro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - Unijuí

Importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia

A 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) ocorreu entre os dias 12 a 18 de julho. O evento foi sediado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos, SP. A Vice Reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Professora Evelise Moraes Berlezi, participou do evento juntamente com a Assessora Marileide Regina Schiavo, que coordena o Programa de IC e ITI da Unijuí sob responsabilidade da Vice-Reitoria.

A Unijuí fez a seleção dos trabalhos para indicar à SBPC a partir dos trabalhos destaques do Salão do Conhecimento. Os trabalhos indicados e que foram apresentados na SBPC com apoio financeiro da Unijuí para a participação dos alunos são:

- PROPOSTA PARA COMPARAÇÃO DE PROVEDORES DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM DESDE UMA PERSPECTIVA DE INTEGRAÇÃO DE APLICAÇÕES de autoria do bolsista PIBITI Igor Haugg sob orientação e colaboração dos Professores Rafael Frantz, Fabrícia Frantz e Sandro Sawicki; e

- ANÁLISE DOS ERROS DE COMUNICAÇÃO DE UM SISTEMA PARA AUTOMAÇÃO DE SUBESTAÇÕES DE ENERGIA ELÉTRICA do bolsista PROBIC Leonardo Mai sob orientação e colaboração dos Professores Maurício Campos e Paulo Sausen.

Entre os 1698 trabalhos encaminhados por estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores, selecionados dentre 2246, a estudante Aline Leves, bolsista PIBIC CNPq da Unijuí orientada pelo Professor Gilmar Antônio Bedin, teve seu trabalho selecionado para apresentação sob o título: A SOCIEDADE INTERNACIONAL E O PAPEL DO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL.

Dentre as atividades do evento, a Vice-Reitora Evelise, participou como ouvinte na mesa-redonda com o Presidente da CAPES, Carlos Afonso Nobre; e do Presidente do CNPq, Hernan Chaimovich, na última terça-feira, ocasião em que abordaram o tema: POLITÍCAS E INCENTIVOS À INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DAS INSTITUIÇÕES DE CIÊNCIE E TECNOLOGIA.

Outras temáticas abordadas em que a Vice Reitora Evelise esteve presente são: GESTÃO DA QUALDIADE NO ENSINO SUPERIOR ENTRE POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS E RANKINGS; CIÊNCIA ABERTA E CIDADÃ NO BRASIL; POR UMA POLÍTICA NACIONAL DE INFORMAÇÃO EM C&T; SPIN-OFFS ACADÊMICOS; EMPREENDEDORISMO INOVADOR - COMO ESTIMULÁ-LOS NAS UNIVERSIDADES E INSTITUIÇÕES DE PESQUISA?; EDUCAÇÃO INCLUSIVA: NOVAS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA; AVALIAÇÃO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS, entre outros que são de grande relevância para os avanços no ensino superior, para a pós-graduação e para a pesquisa.

Sobre o evento

A Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é realizado desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

A reunião da SBPC celebrou os 30 anos de criação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que mostra a importância que o Estado Brasileiro dá à ciência. Para a comemoração o MCTI organizou uma Exposição Tecnológica interativa e com a presença das principais agências de fomento a pesquisa (Capes, CNPq, FINEP) e FAPs (Fundação de Amparo a Pesquisa) de diversos estados brasileiros; além dos maiores centros de pesquisa do país e também com a participação de Instituições estrangeiras.  A programação científica reuniu 186 atividades: 60 conferencias, 52 mesas redondas; 52 minicursos; 11 simpósios; 4 encontros de Sociedades Científicas e 7 sessões especiais; e apresentação de pôsteres. Neste ano foram selecionados 2902 trabalhos para serem apresentados, destes 1066 indicados pelas universidades a partir dos Programa de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica.

No total, foram 6.378 inscritos, público constituído por cientistas, professores e estudantes, além de gestores de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de empresas e profissionais de órgãos governamentais de apoio à pesquisa científica e tecnológica, que se deslocaram de 649 cidades, o que representa 12% dos municípios brasileiros.