VRG promove formação para Coordenadores de Cursos de Graduação - Unijuí

VRG promove formação para Coordenadores de Cursos de Graduação

A Vice-Reitoria de Graduação em continuidade ao Cronograma de atividades do Programa de Formação Continuada dos Docentes da UNIJUÍ, no dia 15 de julho, nos turnos da manhã e tarde, no Auditório do Hospital Veterinário, promoveu evento de formação aos coordenadores de Curso de Graduação, com o professor Marcello Paskulin, Consultor da HOPER Educação

O objetivo da atividade foi discutir o papel do coordenador frente às Políticas Públicas de Educação Superior, ao Plano de Desenvolvimento Institucional, às Diretrizes Curriculares Nacionais, ao Projeto Pedagógico de Curso – PPC e ao Plano de Ensino – PE. Dentre as questões abordadas pelo professor Marcello, destaca-se a importância de considerar a tendência do mercado, bem como a necessidade do uso das novas tecnologias para a aprendizagem do sujeito do século XXI.

Para o professor Marcello, o diferencial competitivo das Instituições de Educação Superior é o alinhamento entre as políticas nacionais e internas. Internamente, o PDI é o norte. Assim, o coordenador de curso é responsável pelo alinhamento destas políticas expressas no PPC, PE, o que, com certeza, refletirá na qualidade do curso pelo que é desenvolvido na sala de aula. Para ele, este alinhamento gera o profissionalismo. Defendeu a tese de que as Instituições de Educação Superior precisam organizar os seus processos visando à profissionalização, para enfrentar a intensa concorrência do mercado e implementar as políticas públicas.

Enfatizou que a sociedade contemporânea sofreu transformações, as quais não seguiram na mesma proporção nas práticas pedagógicas do professor, uma vez que grande parte destes transmitem conhecimento. Hoje o professor precisa desempenhar a atribuição de orientador ou mediador do processo. Neste contexto, apresentou algumas sugestões que é o desenvolvimento de Projetos Integradores, que perpassam as disciplinas, com uma situação problema, em que o estudante terá que buscar as respostas. Nas palavras do professor Marcello, este é um dos caminhos possíveis para o professor recuperar o encantamento dos estudantes pela aprendizagem e pela sua formação.

O consultor Marcello abordou, ainda, o diferencial da Universidade, a qual tem o papel de formação do sujeito nas dimensões do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, o que não acontece nas Faculdades e Centros Universitários que têm o foco no Ensino.

Na percepção dos coordenadores foi possível observar uma avaliação positiva do encontro, na medida em que o mesmo possibilitou uma reflexão de suas experiências na educação superior, envolvendo as atribuições do coordenador do curso no âmbito acadêmico e administrativo e as responsabilidades deste na gestão do curso, necessitando diferentes habilidades para a sua efetivação.