Empresa incubada da Criatec/UNIJUÍ desenvolve sistema de geração de energia solar em Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

 
 

ELITHE Soluções em Energia e Consultoria instala primeiro sistema fotovoltaico de geração de energia elétrica com a utilização do sol em Ijuí

O preço da eletricidade está em alta no país. Segundo o Banco Central, as tarifas da energia elétrica devem ficar 43,4% mais caras até o final de 2015. Em contraponto ao reajuste, um projeto desenvolvido pela ELITHE Soluções em Energia Elétrica de Ijuí pretende diminuir os gastos nesse meio. A fatura pode ficar mais acessível por meio do sistema fotovoltaico de geração de energia elétrica interligada à rede.

                O sistema, também chamado de on-grid, desenvolvido durante o processo de incubação na Criatec - Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da UNIJUÍ, capta energia solar e produz eletricidade por meio de placas fotovoltaicas. Segundo Charles e Virgínia Czyzeski, proprietários da empresa e pioneiros desse sistema em Ijuí, desse modo é possível economizar dinheiro utilizando uma fonte limpa, abundante e renovável. “É possível economizar cerca de 90% do valor da fatura de energia e evitar a emissão de gás carbônico na atmosfera”, afirma Charles.

 
 

A diminuição imediata do valor da fatura de energia é um dos pontos positivos. Conforme o projeto, o retorno financeiro é obtido entre 7 e 8 anos após a instalação, e a vida útil dos equipamentos, estimada entre 25 e 30 anos. “Uma vez que o investimento seja pago, é como se a energia saísse de graça”, garante Virgínia.

Com capacidade de gerar aproximadamente 14 kWh/dia, o sistema injeta o excedente na rede do Departamento Municipal de Energia Elétrica de Ijuí – Demei, que o reverte em créditos para serem utilizados quando o consumo superar a geração. Segundo Sandro Bock, engenheiro eletricista do Departamento Técnico do Demei, “a conscientização é uma das contribuições desse projeto desenvolvido por essa empresa incubada e que está diretamente ligado à qualidade da energia. Além disso, há um processo que possibilita as condições técnicas para a implementação do projeto”.

O desenvolvimento do sistema está relacionado à resolução nº 482 de 2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). “Foram criadas condições técnicas e comerciais para a mini e micro geração distribuída, que consiste na produção de energia elétrica a partir de pequenas centrais geradoras, como a solar fotovoltaica, conectadas à rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras. Assim, os consumidores podem também se tornar fornecedores de energia”, explica Charles.

O desenvolvimento desse projeto, segundo Maria Odete Palharini, analista de negócios da Criatec, vai ao encontro de um dos objetivos da incubadora: conectar conhecimento com oportunidades de mercado. “A energia solar encontra-se em ampla expansão, visto que resolve um dos grandes problemas que temos com a geração de energia elétrica. A Elithe combina competência técnica com conhecimento, é uma empresa com foco em geração de energias alternativas – neste momento, é a vez da energia solar.”

O sistema de microgeração desenvolvido conta com investimento de R$ 20 mil. É a primeira instalação do tipo na cidade e está conectada à rede conforme a mesma resolução. De acordo com os proprietários, a iniciativa é uma experiência valiosa e tem referência para projetos futuros.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.