Projeto desenvolvido por equipe multidisciplinar teve a coordenação do professor Dr. Antonio Carlos Valdiero, do Câmpus Panambi.
Um Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) executado pela Unijuí - Câmpus Panambi, com apoio financeiro da Companhia Energética de Pernambuco (CELPE) por meio de convênio com a Associação Instituto de Políticas e Desenvolvimento (Associação IPD) no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor Energético, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), recebeu conceito excelente em parecer da própria ANEEL.
Denominado “Desenvolvimento de Solução Mecanizada para a Poda de Árvores com Incidência sobre Componentes Energizados de Linhas e Redes Aéreas de Distribuição de Energia Elétrica”, a pesquisa tem como objetivo principal a concepção e o desenvolvimento de um protótipo como solução para o problema de poda de árvores com incidências em linhas de energia elétrica.
O projeto P&D - Pesquisa e Desenvolvimento, coordenado pelos professores Dr. Antonio Carlos Valdiero e Dr. Luiz Antonio Rasia, propõe o desenvolvimento de uma solução mecanizada, orientado para o incremento na produtividade, melhoria do desempenho ambiental, técnico, ergonômico e de segurança. A pesquisa foi desenvolvida por uma equipe multidisciplinar da Unijuí por convênio com a Companhia Energética de Pernambuco – CELPE, que contatou a Universidade para o desenvolvimento do projeto, em 2010. A Universidade e a CELPE desenvolveram um protótipo experimental demonstrativo em conjunto no Núcleo de Inovação e Mecanização da Poda (NIMeP), implantado no Câmpus Panambi, que qualificou a infraestrutura laboratorial do curso de Engenharia Mecânica, também utilizada pelos alunos do Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática em diversas atividades práticas de componentes curriculares e de dissertações.
Segundo o parecer da Aneel, “o trabalho de pesquisa possibilitou a capacitação das equipes envolvidas em publicações científicas, benefícios econômicos e ambientais nítidos para a empresa e a sociedade, além de melhorar o desempenho do sistema elétrico brasileiro como um todo, atingindo assim os objetivos propostos inicialmente pelos executores do trabalho a custos considerados adequados”.
Na avaliação do professor Valdiero, o resultado do projeto é excelente. “A Aneel é muito rigorosa em suas avaliações”, complementa.
Agora o Projeto é candidato ao “Prêmio ANEEL de P&D", concedido durante a realização do CITENEL - Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica, que será realizado na Costa do Sauipe, Bahia, no período de 17 a 19 de agosto de 2015.
Equipe da Unijuí:
Antonio Carlos Valdiero Coordenador Doutor
Luis Antonio Bortolaia Pesquisador Doutor
Luiz Antonio Rasia Pesquisador Doutor
Cristina Eliza Pozzobon Pesquisador Mestre
Roger Schildt Hoffmann Pesquisador Mestre
Luiz Volney Mattos Viau Pesquisador Mestre
João Antonio Cervi Pesquisador Mestre
Fabiano do Prado Aux. Técnico Superior
Douglas Ritter Aux. Téc. Bolsista Técnico
Evani Redin Aux. Administrativo Especialista
Uilian da Silva Piuco Aux. Téc. Bolsista Técnico
Cristiano Osinski Aux. Téc. Bolsista Técnico