Mantidas da FIDENE assinam convênio para início dos projetos aprovados em seleção pública - Unijuí

A Rádio Educativa UNIJUÍ FM, a UNIJUÍ e o Museu Antropológico Diretor Pestana tiveram seus projetos selecionados e já estão com as atividades em andamento.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Conselho Municipal de Energia e Meio Ambiente assinaram convênio nesta segunda-feira com as dez entidades que tiveram seus projetos aprovados em seleção pública e que serão agora patrocinados com recursos financeiros do Fundo Municipal do Meio Ambiente de Ijuí.

A UNIJUÍ FM está desde o início de maio executando o “Ações Sustentáveis na Escola: O rádio como ferramenta de Educação Ambiental”. Alunos do 1º ao 9º anos de 13 escolas de Ensino Fundamental ouviram dicas sustentáveis nas ondas do rádio e estão desenvolvendo junto aos professores atividades práticas, lúdicas e reflexivas, incluindo Concurso de Redação que prevê a releitura de um Conto Infantil sob a perspectiva das dicas ouvidas na programação a UNIJUÍ FM. Além do conteúdo, que perpassa pelo consumo verde, crise da água, reaproveitamento de alimentos, separação de resíduos e reciclagem, os alunos ainda tem contato com o microfone durante as visitas, experimentando novas formas de comunicação e expressão. A Rádio já visitou a E.M.F. Soares de Barros e o Colégio Sagrado Coração de Jesus. O projeto prevê o envolvimento de dois mil alunos, além da comunidade escolar e familiar.

A UNIJUÍ também já dá início às suas atividades do projeto "Diagnóstico Preliminar de Morcegos e seus Abrigos em Áreas Urbanas de Ijuí" aprovado através do Grupo de Pesquisa Biodiversidade e Ambiente, do DCVida. Trata-se da criação do Grupo de Monitoramento de Morcegos, que vai fazer um levantamento dos refúgios destes animais na área urbana de Ijuí, que inclui a contagem de indivíduos, análise de espécies e se estão contaminadas com o vírus da raiva.

O Museu, através da Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana, em parceria com o curso de Biologia da UNIJUÍ assinou convênio do projeto “Educação Ambiental: transformando/construindo conceitos, um olhar para o futuro”, com coordenação da professora Mara Tissot-Squalli. O objetivo do projeto é desenvolver com alunos da Educação Básica de Ijuí atividades de conhecimento e reconhecimento de espécies nativas de plantas e animais e das interações ecológicas desempenhadas por eles durante visitas guiadas ao Bosque do MADP e ao Bosque dos Capuchinhos. A partir de agosto escolas já podem agendar visitação.

A seleção pública ainda aprovou projeto de escolas e associação de catadores, que tratam de questões de educação ambiental e revitalização de espaços.