RED CIDIR promove lançamento oficial do VII Simpósio - Unijuí

RED CIDIR promove lançamento oficial do VII Simpósio

O VII Simpósio será realizado nos dias 02 e 03 de outubro, em Posadas, Misiones.

O lançamento oficial do VII Simpósio Iberoamericano de Cooperação para o Desenvolvimento e Integração Regional foi realizado na sexta-feira, dia 05, na Universidade Gastón Dachary, em Posadas, Missiones, Argentina. O Evento acadêmico-científico é promovido pela Rede de Cooperação Interuniversitária para o Desenvolvimento e Integração Regional (Red CIDIR). A UNIJUÍ é fundadora da Red CIDIR e está sendo presidida pelo professor do DACEC, Pedro Luís Büttenbender.

O lançamento contou com a participação de Universidades membro da rede e por autoridades públicas e empresariais vinculados aos três países que vem sediando o evento anualmente, de forma itinerante.

O VII Simpósio será realizado nos dias 02 e 03 de outubro, em Posadas, Misiones, organizado de forma conjunta pela Universidade Gastón Dachary (UGD) e a Universidade Nacional de Misiones (UNaM). A convocatória do evento está disponível no portal da Red CIDIR e define o prazo de submissão de artigos até o dia 31 de julho.

Sobre o Simpósio

O Simpósio, já realizado por duas oportunidades em cada um dos três países, Brasil, Argentina e Paraguai, se constitui em espaço de exposição e difusão de conhecimentos e experiências de atividades científicas universitárias, estimulando novas competências inovadoras e empreendedoras frente a realidade regional, com maior vinculação em ter as universidades, os governos e as empresas.

A Red CIDIR, que é composta por 19 Universidades do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, México e Espanha, se constitui em um sistema aberto de relações, tendo como objetivo gerar espaços de intercâmbio de conhecimentos, de reflexão, construção coletiva, o desenvolvimento de atividades de articulação com as organizações regionais, gerando programas e projetos de desenvolvimento das universidades em suas regiões.

RED CIDIR participará de eventos na UNIJUÍ e UNICRUZ

A Red CIDIR responsável em promover intercâmbios de conhecimento e cooperação, apoia eventos em sua inserção internacional. Desta forma, estará participando de duas importantes iniciativas universitárias brasileiras, no mês de junho.

Na UNIJUÍ, através da participação do III Congresso Internacional em Saúde, que se realizará de 16 a 19 de junho no câmpus Ijuí. A Red CIDIR estará participando no dia 19 de junho, a partir das 8h, da Mesa Redonda: "Políticas, Legislação e Gestão das Águas Transfronteiriças no Mercosul: Riscos e Ameaças para a Saúde Humana nas Próximas Décadas", tendo como mediador o professor Daniel Rubens Cenci, da UNIJUÍ.

Em Cruz Alta, na UNICRUZ, a rede participará do VII Seminário Internacional de Educação no Mercosul, que acontecerá de 13 a 19 de junho. O destaque é para o Painel do dia 19, a partir das 14 horas, sobre “Internacionalização no Ensino Superior”, coordenado pela Assessoria de Assuntos internacionais da Universidade.