Entrevista traz, para o público Vestibulando da UNIJUÍ, informações sobre o presente o futuro da tecnologia que estão transformando o nosso mundo.
A tecnologia está presente no nosso cotidiano. Entender alguns aspectos dessa realidade é fundamental para nos mantermos conectados com o mundo. Acompanhe entrevista com o professor doutor Manuel Binelo, do Departamento Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), da UNIJUÍ, sobre o tema:
- Qual o papel da tecnologia da informação e da computação na atualidade?
A tecnologia da informação tem tido um papel crescente na sociedade, interligando pessoas e melhorando processos. Seus avanços vão desde a comunicação via internet entre pessoas e empresas, democratização de conteúdo, tanto científico quanto cultural, e ainda avanços técnicos nas diversas áreas científicas através da simulação e experimentação computacional, que torna possível cientistas realizarem experimentos virtuais mais seguros e sofisticados. Exemplos desses avanços podem ser vistos em questões como as descobertas devido ao sequenciamento genético, que seria inviável sem computadores, simulações computacionais de desastres e pontos críticos em novos produtos, como carros e aviões, sistemas de robótica para realizar operações de alto risco, entre muitos outros.
- Quais os desafios que a sociedade enfrenta neste ponto?
Independentemente dos avanços técnicos na área da tecnologia da informação, é necessário sempre lembrar que ela é uma ferramenta que potencializa o ser humano, mas o resultado concreto vai depender sempre de qual uso for feito dessa ferramenta. Assim como nos demais avanços feitos pelo homem na área científica, os resultados serão positivos ou negativos dependendo do uso pessoal e social dessa tecnologia. Um dos grandes desafios hoje é equilibrar o direito à privacidade, ao acesso à informação e a liberdade de expressão, com questões de segurança, proteção aos direitos coletivos e individuais, e ainda estabelecer de forma clara o papel os limites do Estado nesse novo meio digital. Para que isso possa ocorrer de forma transparente e responsável é necessária a participação da sociedade conhecendo, avaliando e fiscalizando como é feita a legislação nos diversos países sobre estes temas tão delicados.
- O mobile já é o presente em termos de tecnologia, qual o futuro deste tipo de tecnologia e o que ele possibilita para a sociedade?
O futuro desse tipo de tecnologia é o que chamamos de computação pervasiva e ubíqua. Nesse tipo de computação o processamento de dados está distribuído em todos os aspectos do dia a dia, de forma interligada, no carro, nas roupas, no sistema elétrico da casa. etc. Parte disso já pode ser visto em equipamentos como pulseiras, óculos e até roupas inteligentes que começam a entrar no mercado. Espera-se que esses avanços tragam um aumento na qualidade de vida com o acesso mais fácil à informação, sistemas mais inteligentes e seguros, além de acessibilidade a pessoas portadoras de necessidades especiais. Outro avanço que esperamos são próteses e órgãos artificiais, que com a ajuda da computação serão cada vez mais inteligentes e eficientes, melhorando a qualidade de vida das pessoas; mas como já foi dito, o impacto positivo ou negativo dessas conquistas tecnológicas depende da sociedade, do uso que ela fará dessas novas possibilidades.