|
O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, coordenou o painel “Metas e Perspectivas para o Desenvolvimento Regional”, com a presença de secretários de Estado, desenvolvido no sábado, 21 de março, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI).
O painel foi organizado pela Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam) e contou com a presença de três secretários de Estado - Gerson Burmann, de Obras; Ernani Polo, de Agricultura e Pecuária; e Pedro Westphalen, de Transporte e Mobilidade. Lideranças de toda a região acompanharam a programação.
No evento, foi entregue aos secretários um documento produzido por um conjunto de entidades – Amuplam, Corede Noroeste Colonial, ACI e Sindilojas de Ijuí, bem como os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Rural Patronal, apontando para uma série de competências locais e regionais e para questões prioritárias que devem estar na pauta do debate sobre perspectivas de desenvolvimento. O documento apontou, ainda, a necessidade de alinhamento de esforços e iniciativas dos diversos atores locais que determinam o desenvolvimento, nas esferas educacional, empresarial e do Estado.
Foram dois os pontos centrais destacados durante o encontro, como estratégicos para o desenvolvimento territorial: a infraestrutura logística regional – com ênfase para o aeroporto regional, recuperação de estradas regionais, estrutura das estradas vicinais e estrutura e fomento ao transporte ferroviário; e um segundo ponto, a política de diversificação da matriz produtiva e inovação – com ênfase para a interiorização da geração de conhecimento de base tecnológica, um programa sistematicamente integrado de qualificação da gestão da pequena empresa e o fortalecimento das políticas de fomento ao investimento.
O Reitor Martinho Kelm avaliou o painel como positivo pela possibilidade de unificar as pautas dos diversos segmentos, num momento singular para a região pela representatividade que possui nas diversas esferas governamentais. Segundo ele, o debate não se restringiu apenas às questões do Estado e da crise financeira pela qual o mesmo passa, mas sim, pelas possibilidades de desenvolvimento do território do Rio Grande do Sul, tendo o Estado como agente articulador das diversas iniciativas.
Palestra no Lions de Ijuí
O desenvolvimento regional também foi tema de palestra do Reitor Martinho Kelm, na noite de sexta-feira, 20 de março, atendendo a convite do Lions de Ijuí. O Reitor falou sobre as perspectivas de desenvolvimento regional e o papel das diferentes instituições em relação a este tema.