Lideranças de Horizontina visitam a Criatec da UNIJUÍ - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

 
 

Criação de uma rede de incubadoras de inovação tecnológica esteve na pauta do encontro.

Uma comitiva de lideranças do município de Horizontina e da Fahor – Faculdade de Horizontina esteve visitando na tarde de quarta-feira a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da UNIJUÍ. O objetivo da visita foi de conhecer o trabalho desenvolvido pela Criatec voltado para o fomento à criação e ao crescimento de empresas locais e regionais. A ideia é estabelecer uma rede de incubadoras, integrada por instituições da região, razão pela qual a UNIJUÍ tem sido referência, visto que a Criatec tem uma trajetória de sete anos de atuação, com oito empresas já graduadas, inseridas no mercado, e outras 12 em fase de incubação.

Integraram a comitiva de Horizontina o prefeito municipal, Nildo Hickmann; o secretário Municipal de Planejamento, Jonas Silva;  Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, José Alceu Fagundes; o Diretor da FAHOR, Sedelmo Desbessel; o Vice-Diretor Marcelo Blume, juntamente com um grupo de professores dos cursos de Economia, Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação da FAHOR.

Pela UNIJUÍ, participaram da reunião o Reitor Martinho Kelm; a Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Evelise Berlezi; a assessora de planejamento da Reitoria, Vivian Stroschein; o gerente da Agência de Inovação Tecnológica, Luís Juliani; e a Chefe do Núcleo de Empreendedorismo da Criatec, Maria Odete Palharini. Após uma explanação sobre a trajetória e a atuação da Criatec, representantes das empresas incubadas apresentaram seus projetos, sendo elas a Elithe, Doled, Simulaeaprova e Locomotiva de Ideias.

Também participaram da reunião os professores Sério Luís Allebrandt e Argemiro Luís Brum, que estão coordenando uma iniciativa de implantação de um Centro de Informações e Análises Sócioeconômicas do Noroeste Gaúcho, a ser constituído por um conjunto de instituições da região, incluindo a Fahor. Este centro iria qualificar o trabalho hoje executado pela Central Internacional de Análises Econômicas e de Estudos de Mercado Agropecuário (Ceema), ligado à UNIJUÍ. Na reunião de ontem, foi definida a organização de uma reunião técnica de trabalho, com participação de outras instituições que apresentaram interesse em participar deste projeto, sobre a proposta de trabalho a ser desenvolvida pelo novo Centro.




 


 

Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.