“As Bruxas”: espetáculo que envolve Teatro, Coral e Cia. Cadagy da UNIJUÍ estreia em março - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

 

 

O elenco é composto por 55 pessoas: 12 atores do Grupo de Teatro, 3 ginastas e 4 dançarinas da Cia. Cadagy e 36 integrantes do Coral.

Século XV, Idade Média, idade das Trevas, a hierarquia feudal se instala: o clero, a monarquia e o povo. É fundada a Santa Inquisição, especialmente para caçar, julgar e punir os hereges, principalmente as mulheres que exerciam funções na época exclusivas apenas aos homens: a medicina, a literatura, as artes e as ciências em geral. Mulheres que, por sua inteligência, eram consideradas bruxas, feiticeiras, filhas do demônio.

 Com esta premissa, o espetáculo “As Bruxas”, produção que envolve integrantes do Grupo de Teatro da UNIJUÍ (GTU), Coral UNIJUÍ e Cia. Cadady mostra um recorte dessa época turbulenta, representada na figura de Marian, lutando para dar um novo sentido a sua vida. O elenco é composto por 55 pessoas: 12 atores do Grupo de Teatro, 3 ginastas e 4 dançarinas da Cia. Cadagy e 36 integrantes do Coral. Além de técnicos e operadores de iluminação e som, cenógrafos, costureira e aderecistas.

“As Bruxas” conta a história de Marian, uma mulher simples como todas as outras em uma aldeia medieval, submissa ao marido Daniel. "Ela começa a perceber que existem outras mulheres diferentes das demais naquela pequena cidade. São mulheres que representam atividades exclusivas apenas dos homens da época: Ciências, Artes, Medicina etc. Marian começa a ficar curiosa com todo esse novo universo e acaba por integrar-se a esse grupo. Como ele fica diferente, mais inteligente e questionando o poder do Clero e da Monarquia acaba por ser presa e julgada pelo Tribunal da Inquisição", relata o diretor do GTU, Alberto Rodrigues.

A história se passa na Idade Média, porém, de acordo com o diretor, seu tema é atemporal. “Sempre existirão poderes opressores e sempre existirão aqueles que lutam contra eles. Os rebeldes da década de 60 e 70 contra os militares, os negros sul africanos contra o Apartheid, os índios americanos contra os brancos europeus, os judeus contra os alemães na 2ª Guerra” observa.

O espetáculo estreia no dia 15 de março, com uma apresentação no Salão de Atos da UNIJUÍ. No dia 22 uma nova apresentação ocorre no SESC, em Ijuí. Na segunda etapa, a pretensão é levar o espetáculo para  os outros câmpus da instituição, bem como várias cidades do estado incluindo Santa Maria, Pelotas, Porto Alegre, Passo Fundo e outras. 

A História do Espetáculo

O texto deste espetáculo foi criado no ano de 1993, tendo como fonte de pesquisa filmes (O Nome da Rosa, Em Nome de Deus), livros (Brida de Paulo Coelho e o Martelo das Feiticeiras - Malleus Malleficarum), além de referência como pinturas, contos e revistas que ajudaram na composição, marcações e ambientação da época. A primeira montagem desse espetáculo aconteceu com o Grupo Proart Produções Artísticas, também coordenado pelo diretor Alberto Rodrigues, sendo apresentado em diversas cidades do estado.

Esta versão do espetáculo começou a ser produzido em 2011 com a criação da trilha sonora original pelo compositor Ricardo Sensever, criação dos figurinos e cenário e primeiras reuniões e ensaios dos três grupos culturais.

Em 2015, o Grupo de Teatro, o Coral da Unijuí e a Cia. Cadagy produzirão "As Bruxas" em uma versão integrando teatro, canto e dança com trilha sonora ao vivo. “Os três grupos estão totalmente envolvidos com a produção desse espetáculo para estrear no dia 15 de março no Salão de Atos, por isso, estão ensaiando de forma intensiva durante todo mês de janeiro e fevereiro” salienta Alberto.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.