Segundo dados da Emater, o Rio grande do Sul é o segundo maior produtor nacional de leite.
Na manhã de sexta-feira, dia 23, foi realizada uma reunião no Gabinete de Gestão Integrada da Prefeitura Municipal de Santa Rosa com lideranças do município e da região, onde discutiram medidas em favor do setor leiteiro gaúcho.
A região noroeste é a maior bacia leiteira do estado formada por 183 municípios. Diante da atual crise no setor, as lideranças discutiram medidas de apoio aos produtores buscando fortalecer a cadeia produtiva do leite e resgatar a imagem positiva do leite gaúcho.
O encontro foi coordenado pelo Prefeito Municipal de Santa Rosa, Alcides Vicini juntamente com o presidente do Corede Fronteira Noroeste e professor da UNIJUÍ, Pedro Büttenbender e o Presidente da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (AMGSR), José Seger. A UNIJUÍ esteve representada pelo Pró-Reitor do Câmpus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, assim como estiveram participando representantes de sindicatos, cooperativas, Emater, secretarias municipais de agropecuária, entidades de Ensino Superior, Comude e entidades patronais.
Durante o encontro ficou definido uma comissão liderada pelo Corede e AMGSR, que será elaborado um documento oficial constando informações da preocupação que a região está enfrentando, em função da situação que se criou em torno da qualidade do leite.
De acordo com o Presidente do Corede no documento, que será entregue em fevereiro, em audiências com o Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Congresso Nacional, Famurs e Governo Federal, constará informações técnicas de quanto leite é produzido, qual a quantidade exportada e quanto é consumido na Região Noroeste.
Vicini destacou e agradeceu a participação e o envolvimento das entidades na busca de uma solução para garantir os produtores de leite em suas propriedades e resgatar a imagem positiva da qualidade do leite gaúcho.
No final da reunião os presentes realizaram um brinde com leite, evidenciando a qualidade do produto produzido na região.