A Rede ANPI contempla 14 estabelecimentos do setor metal mecânico de Santa Rosa.
O Programa Redes de Cooperação, desenvolvido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, convênio entre UNIJUÍ e Secretaria de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe), promoveu na noite de terça-feira, dia 16, no auditório do Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson em Santa Rosa a apresentação e o lançamento da Associação Novo Polo Industrial de Santa Rosa (ANPI).
Estiveram presentes o Pró-Reitor do Câmpus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, Prefeito Municipal, Alcides Vicini, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Fernando Classmann, Secretário de Desenvolvimento Econômico, José Fernando Borella, Coordenadora Estadual do Programa Redes de Cooperação, Elci Lado Aguirre, Supervisor Regional do Programa Redes de Cooperação, Fernando Lau, Presidente da Rede ANPI, Dionísio Casali, representantes e associados das redes de cooperação atendidas pelo programa, comunidade e imprensa.
De acordo com a coordenadora estadual do programa Redes de Cooperação o objetivo do programa é fomentar o desenvolvimento regional do Estado e das empresas atendidas. Elci também destacou que o programa está conveniado com nove Universidades e atende 260 redes distribuídas em todo o Estado.
Para o Pró-Reitor do Câmpus Santa Rosa o evento marca a consolidação e a importância do Programa Redes de Cooperação para o município e região, destacando a confiança dos empresários da Rede ANPI pelo programa, que possibilitará o fortalecimento das atividades tornando o segmento mais competitivo.
Durante o evento o Prefeito Municipal anunciou que o projeto de instalação do novo distrito industrial, localizado na Guia Lopes, que contemplará a Rede ANPI, já encontra-se em fase de tramitação na Câmara de Vereadores. O local será destinado aos associados da Rede onde serão desenvolvidos projetos de construção e instalação voltados a sustentabilidade do local.
A Rede ANPI é formada por 14 empresas multisetoriais, especialmente do segmento metal mecânico. O foco de trabalho da Rede será o desenvolvimento das empresas associadas por meio da união, do comprometimento e do trabalho em equipe, gerando sustentabilidade aos negócios e buscando o desenvolvimento através de uma rede de relacionamentos que estimulem ações comerciais e de aprendizagem, bem como a disseminação de conhecimento e experiências entre as empresas associadas.