|
A UNIJUÍ e a Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico firmaram convênio na terça-feira, 16 de dezembro, visando à implementação do projeto “Desenvolvimento de Novos Produtos Alimentícios a Base de Carne de Peixe”.
O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, participou da assinatura do convênio, em Porto Alegre. O projeto tem como objetivo desenvolver tecnologias aplicadas a produtos alimentícios a base de carne de peixe e no aproveitamento dos resíduos de pescados, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ajuricaba e a Cooperativa de Piscicultores de Ajuricaba e Nova Ramada (COOPRANA). O projeto está vinculado às ações do Polo Tecnológico Estadual e Polo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Região Noroeste Colonial.
O projeto será desenvolvido no município de Ajuricaba, que está localizado na Região Noroeste Colonial do Estado e tem sua economia voltada ao setor primário, na agropecuária, sendo a piscicultura a principal atividade. Conforme destaca a professora Eilamaria Libardoni Vieira, do Curso de Nutrição da UNIJUÍ e uma das coordenadoras do projeto, no município existem 320 famílias de produtores de peixes cultivados. Anualmente são comercializadas em média 1.680 toneladas de peixe, possuindo uma área alagada de 480 hectares, uma das maiores do estado em potencial hídrico, motivo pelo qual, é conhecido como a Terra do Peixe Cultivado. No município existe a COOPRANA, que atualmente tem 35 piscicultores associados, os quais comercializam os produtos para pesque e pagues. O comércio do peixe não atende às demandas comerciais para o consumo humano.
Em 1998, com a mobilização da comunidade regional, aprovou-se, através da Consulta Popular, um projeto com o principal objetivo o desenvolvimento da cadeia produtiva do peixe. Sendo assim, com parte do recurso construiu-se a UNIPEIXE - Unidade Experimental da Cadeia Produtiva do Peixe Cultivado de Ajuricaba, tornando o município Polo de Aqüicultura do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. “O projeto tem como meta a transferência de tecnologia, portanto, durante as etapas da pesquisa, no Laboratório de Nutrição da UNIJUÍ, serão desenvolvidos testes de análise sensorial dos produtos alimentícios e transferência de tecnologia para os produtores da agricultura familiar da área de abrangência da COOPRANA”, ressalta Eilamaria.
O Prefeito de Ajuricaba, Airton Luís Cossetin, comemorou a formalização da parceria entre a UNIJUÍ e o Governo do Estado, destacando que o projeto irá fomentar a atividade da piscicultura, gerando emprego, renda e desenvolvimento para o município. “A geração de alternativas para a transformação do produto era o que faltava nesta cadeia do peixe, e acreditamos que o apoio da Universidade será fundamental para desenvolver a atividade”.
Sobre o projeto
“Desenvolvimento de Novos Produtos Alimentícios a Base de Carne de Peixe” é um projeto interdisciplinar que deverá agregar novas pesquisas nas áreas de Nutrição, Engenharia Química, Tecnologia de Alimentos e outras áreas que possam fomentar a cadeia do peixe, bem como pesquisas voltadas aos benefícios do peixe para a saúde e a longevidade. A expectativa também é de que as tecnologias gastronômicas na área do pescado sejam fomentadas, abrindo novos mercados de consumo e comercialização do peixe. Atuam também na coordenação do projeto os professores Fernanda da Cunha Pereira, do curso de Engenharia Química, e Raul Vicenzi, do curso de Nutrição.