|
Aconteceu na noite da quarta feira, dia 10 de dezembro, a formatura do grupo de mulheres artesãs e costureiras do município de Panambi. O grupo fez parte do projeto Economia Solidária, Geração de Renda e Emancipação do Sujeito, desenvolvido desde março.
Prestigiaram o evento prefeito municipal de Panambi, Miguel Schmitt-Prym; o vice prefeito, José Luiz de Mello Almeida; o Pró-Reitor da UNIJUÍ - Câmpus Panambi e coordenador da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), Nelson Thesing; secretários municipais, familiares e convidados.
A iniciativa de desenvolver um trabalho voltado à geração de renda partiu da Prefeitura de Panambi, através da Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Ação Social, por meio dos serviços ofertados pelo Centro de Referência de Assistência Social - CRAS e Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS. A Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social - ITECSOL – da UNIJUÍ, construiu esta proposta de forma mais ampla, objetivando desenvolver ações formativas com foco na Economia Solidária. Atuaram no projeto os professores Ênio Waldir da Silva, Nelson José Tesing, Pedro Carlos Rasia, Sergio Leal Rodrigues, Lauri Basso, as técnicas administrativas Elizandra Pinheiro da Silva, da ITECSOL, e Liane Salete Weiler, da Criatec Panambi, além do estagiário e aluno do curso de Psicologia Dalcio Petry.
O projeto teve dois momentos. O teórico foi desenvolvido pela Itecsol/Unijuí e o prático pela Prefeitura Municipal de Panambi. As ações desenvolvidas proporcionaram um aprendizado significativo para o grupo. Além do cerimonial, também se destaca a exposição do artesanato e de peças de roupas que foram produzidas durante o curso, sendo que as roupas usadas pelas formadas foram confeccionadas pelo grupo.
A perspectiva para o próximo ano é continuar desenvolvendo ações no âmbito da Economia Solidária no município de Panambi.