|
O fórum regional tem o objetivo de debater o tema da nova era do Cooperativismo e a importância da Economia Solidária no desenvolvimento sustentável.
A Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social (ITECSOL) da UNIJUÍ juntamente com a Associação Gaúcha de Empreendimentos Lácteos (AGEL) através do Arranjo Produtivo Local Agroindústria Familiar Corede Celeiro (APL), apoiados por entidades parceiras, estão promovendo durante o dia de hoje, dia 5, o 1º Fórum do Cooperativismo e Economia Solidária do APL da Região Celeiro, no auditório do Câmpus da UNIJUÍ em Três Passos.
O fórum regional tem o objetivo de debater o tema da nova era do Cooperativismo e a importância da Economia Solidária no desenvolvimento sustentável. Trata-se de analisar as conquistas, os problemas e as perspectivas do associativismo, das novas alternativas empreendedoras e do cooperativismo popular na implementação de processos produtivos coletivos que geram trabalho e renda para as famílias locais.
A programação estará contemplando espaço de debates e interação entre painelistas e participantes. A palestra de abertura pela parte da manhã teve como tema “Empreendimentos Solidários e Tecnologias Sociais”, ministrada pelo Sociólogo e Coordenador do Projeto ITECSOL, professor Ênio Waldir da Silva. No turno da tarde as palestras serão: “As conquistas nas organizações cooperativas e os próximos desafios”, ministrada pelo professor da UNICAFES Clamir Balen e “Associativismo, Cooperativismo e Economia Popular”, coordenada pelo professor da UNIJUÍ Walter Frantz.
O encontro é destinado a catadores, artesões, agricultores familiares, grupo de mulheres, agroindústrias, cooperativas e gestores municipais. E conta com o apoio da UNIJUÍ, UERGS, IF Farroupilha, Amuceleiro, Município de Três Passos, Emater-RS/Ascar, Governo do Estado do RS e Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI).