UNIJUÍ FM recebe Prêmio Pioneiras da Ecologia - Unijuí

UNIJUÍ FM recebe Prêmio Pioneiras da Ecologia

Rádio recebeu troféu pelo projeto “O Rádio como Agente Transformador”, em premiação concedida pela Assembleia Legislativa.

A Rádio UNIJUÍ FM, através da FIDENE/UNIJUÍ recebeu na manhã de hoje o troféu “Pioneiras da Ecologia”, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado, durante solenidade realizada no Salão Júlio de Castilhos. A emissora recebeu o troféu pelo projeto “O Rádio como Agente Transformador”, na categoria “Institucional”, atendendo ao critério de “Geração e Acesso ao Conhecimento”. A jornalista Carine Da Pieve, coordenadora pedagógica da Rádio, representou a Instituição na solenidade de premiação.

Aproveitando as dicas diárias de sustentabilidade veiculadas no programete radiofônico Ações Sustentáveis, a UNIJUÍ FM realizou um trabalho em conjunto com escolas de Ensino Fundamental de Ijuí. Alunos dos 4º e 5º anos colocaram em prática o conteúdo do rádio através de atividades no dia a dia, no ambiente escolar, familiar e na comunidade em que vivem. “Trabalhamos com as escolas São Geraldo e Ijuí desenvolvendo ações voltadas à redução e reutilização de papel, economia de água, reaproveitamento de alimentos e reciclagem de garrafa pet. O uso do rádio como ferramenta educacional faz toda a diferença para as crianças, contemplando lazer, diversão, conscientização, processo de formação e educação ambiental”, resume Carine. Sobre a dinâmica do projeto, estudantes ouviam as dicas ao vivo transmitidas pela Rádio, trabalhavam as ações durante uma semana e na sequência a UNIJUÍ FM voltava às escolas para registrar as experiências e conversar com as crianças.

Este é o terceiro prêmio que a UNIJUÍ FM conquista com este projeto, desde a sua aplicação em julho de 2013. A prática foi reconhecida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Conselho Municipal de Energia e Meio Ambiente na categoria Ludwig Raichardt Filho no último mês de junho. Em 2013 também foi nomeada para a premiação do Green Project Awards (GPA Brasil) realizado pela segunda vez no Brasil, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e outros órgãos governamentais brasileiros. “Responsabilidade social e compromisso com o ambiente são características muito fortes da Rádio e se fomos mais uma vez reconhecidos pelas nossas iniciativas é sinal de que estamos no caminho certo”, afirma.

Sobre o Prêmio:

O Prêmio “Pioneiras da Ecologia – Giselda Castro, Hilda Zimmermann e Magda Renner” tem como finalidade o reconhecimento público às pessoas e às instituições que se destacam na realização de ações que contribuem para o fortalecimento da luta por um ambiente ecologicamente correto. Também é um instrumento para dar visibilidade à questão ecológica em nível de Estado, estimulando iniciativas individuais ou coletivas na busca pela melhora da qualidade de vida socioambiental. Esta foi a segunda edição do prêmio, proposto pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia, presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB), com o objetivo de homenagear três precursoras do ativismo no estado: Hilda Zimmermman, Magda Renner e Giselda Castro. A deputada Marisa Formolo (PT) coordenou a premiação.

Na capa: Deputada Marisa Fornolo, proponente do Prêmio Pioneiras da Ecologia e Carine da Pieve, representando a FIDENE/UNIJUÍ FM na entrega do troféu.

Créditos: Juarez Junior | Agência ALRS