UNIJUÍ FM vence Prêmio Pioneiras da Ecologia - Unijuí

UNIJUÍ FM vence Prêmio Pioneiras da Ecologia

Rádio foi usado como ferramenta para construir ações em prol do meio ambiente em escolas de Ijuí.

A Rádio UNIJUÍ FM, através da FIDENE/UNIJUÍ foi uma das vencedoras da edição 2014 do Prêmio Pioneiras da Ecologia, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Na categoria “Institucional”, atendendo ao critério de “Geração e Acesso ao Conhecimento”, inscreveu o projeto “O Rádio como Agente Transformador”, que ficou conhecido na programação da emissora como Ações Sustentáveis nas Escolas.

Aproveitando as dicas diárias de sustentabilidade veiculadas no programete radiofônico Ações Sustentáveis, a UNIJUÍ FM realizou um trabalho em conjunto com escolas de Ensino Fundamental de Ijuí. Alunos dos 4º e 5º anos colocaram em prática o conteúdo do rádio através de atividades no dia a dia, no ambiente escolar, familiar e na comunidade em que vivem. “Trabalhamos com as escolas São Geraldo e Ijuí desenvolvendo ações voltadas à redução e reutilização de papel, economia de água, reaproveitamento de alimentos e reciclagem de garrafa pet. O uso do rádio como ferramenta educacional faz toda a diferença para as crianças, contemplando lazer, diversão, conscientização, processo de formação e educação ambiental”, resume a coordenadora pedagógica da Rádio, Carine Da Pieve. Sobre a dinâmica do projeto, estudantes ouviam as dicas ao vivo transmitidas pela Rádio, trabalhavam as ações durante uma semana e na sequência a UNIJUÍ FM voltava às escolas para registrar as experiências e conversar com as crianças.

Este é o terceiro prêmio que a UNIJUÍ FM conquista com este projeto, desde a sua aplicação em julho de 2013. A prática foi reconhecida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Conselho Municipal de Energia e Meio Ambiente na categoria Ludwig Raichardt Filho no último mês de junho. Em 2013 também foi nomeada para a premiação do Green Project Awards (GPA Brasil) realizado pela segunda vez no Brasil, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e outros órgãos governamentais brasileiros. “Responsabilidade social e compromisso com o ambiente são características muito fortes da Rádio e se fomos mais uma vez reconhecidos pelas nossas iniciativas é sinal de que estamos no caminho certo”, afirma.

A entrega do “Troféu Pioneiras da Ecologia – Giselda Castro, Hilda Zimmermann e Magda Renner” acontece na próxima quarta-feira, 3 de dezembro, no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

Sobre o Prêmio:

O Prêmio Pioneiras da Ecologia tem como finalidade o reconhecimento público às pessoas e às instituições que se destacam na realização de ações que contribuem para o fortalecimento da luta por um ambiente ecologicamente correto. Também é um instrumento para dar visibilidade à questão ecológica em nível de Estado, estimulando iniciativas individuais ou coletivas na busca pela melhora da qualidade de vida socioambiental.