Professor do DCEEng apresenta trabalho em evento em Chicago-EUA - Unijuí

Professor do DCEEng apresenta trabalho em evento em Chicago-EUA

O professor Edson Luiz Padoin, do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da UNIJUÍ (DCEEng) participou entre os dias 24 e 26 de novembro do evento “The Joint-Laboratory For Exascale Computing”, realizado na cidade de Chicago/EUA.

No evento, apresentou o trabalho “Energy Consumption Reduction through Load Balancing and DVFS on Residually Imbalanced Cores”, realizado em co-autoria com Philippe O. A. Navaux, da UFRGS/Brasil e Jean-François Mehaut, da Universidade de Grenoble/França.

Segundo Padoin, este trabalho é resultado de pesquisas desenvolvidas em parceria entre a Universidade de Grenoble, na França; Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign (UIUC), Estados Unidos; e as universidades brasileiras UFRGS e UNIJUÍ. Nesta pesquisa estão sendo propostos novos algoritmos para balanceamento de carga na execução de aplicações científicas em sistemas de alto desempenho. “Tais algoritmos levam em consideração a irregularidade das aplicações, o ambiente paralelo e a demanda de potência do sistema na tomada de decisões, almejando incremento de desempenho e redução do consumo”, explica o docente.