Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública: educação voltada para a construção da cidadania - Unijuí

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O setor público vem sofrendo mudanças profundas e significativas em todo o mundo e se visualiza um novo modelo de gestão pública denominado de governo empreendedor ou governo inovador. 

No Brasil, está em curso a reforma do aparelho de Estado, caracterizado pela busca da modernização das estruturas e dos processos da máquina estatal. Estas mudanças exigem da administração pública o fortalecimento da capacidade de governo, a eficiência e melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados e um perfil de gestor ao funcionalismo público. À medida que as proposições da profissionalização do Setor Público se tornam uma exigência para o exercício da cidadania, os formados em Gestão Pública apresentam as credenciais requisitadas para preenchimento dessas oportunidades.

O curso de Tecnologia em Gestão Pública da UNIJUÍ, considerando este cenário, apresenta um programa com o propósito de formar um profissional com a capacidade técnica e crítica que se constitui no posicionamento do curso: a educação voltada para a construção da cidadania. Assim, o perfil do diplomado no curso atenderá uma dimensão prático-reflexiva.

O propósito do curso, oferecido na modalidade de educação a distância (EaD), é construir um referencial prático/teórico para apoiar os atuais e futuros gestores do setor público, conduzindo-os na descoberta da clara relação existente entre as necessidades do cidadão e na melhoria do desempenho das agências públicas. O curso oferece conexão com a pós-graduação, enfatizando as cadeias da extensão e da pesquisa como estratégia de ensino e aprendizagem.

Os principais diferenciais requeridos pelo mercado são profissionais que saibam trabalhar em equipes, que construam redes de contatos, que saibam elaborar e avaliar planos estratégicos de desenvolvimento territorial. O curso objetiva formar profissionais que qualifiquem a gestão dos empreendimentos públicos nas diversas dimensões.

O currículo é constituído de 25 disciplinas, que somam 1.635 horas e mais 30 horas de atividades complementares, totalizando 1.665 horas, distribuídas ao longo de cinco semestres letivos, com oferta de cinco disciplinas por semestre. A duração do curso é de dois anos e meio. A oferta é semestral, com um encontro presencial no semestre para realização de provas.


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