O trabalho foi concluído com êxito, sendo que a embarcação suportou a lotação máxima de oito pessoas.
O terceiro ano do Centro de Educação Básica Francisco de Assis – EFA realizou uma atividade diferente nesta última quarta feira, 19 de novembro. A turma foi até o lago do Câmpus da UNIJUÍ, orientada pelo professor Marcos Maggio, testar uma embarcação que foi construída durante as aulas de Educação Física nesse último semestre.
O experimento teve início com a elaboração do projeto do barco e toda a engenharia que demandou estudos, pesquisas e cálculos, assim como todo um processo físico envolvido, para a projeção do mesmo e sua funcionalidade.
Esse trabalho faz parte do projeto atividades físicas e esportivas junto à natureza, que também desenvolveu a proposta do acampamento orientado que aconteceu dias 26 e 27 de setembro na Fonte Ijuí, quando a turma desenvolveu atividades como com rapel, orientação diurna e noturna, trilhas e outras atividades.
Segundo o professor Marcos, essas atividades são fundamentais no processo de ensino aprendizagem. "Em razão de os alunos vivenciarem a emoção de todo o conhecimento construído em sala de aula. Isso permite varias conexões entre o que se aprende e se constrói com o mundo que o cerca, desse modo surgindo diversas possibilidades de aprendizagem", salienta.
O barco foi construído basicamente com garrafas PET, taquaras e cordas. A atividade foi acompanhada pelos professores Marcos Maggio e Samir Kreme da EFA, e também por acadêmicos do Curso de Educação Física da UNIJUÍ, que auxiliaram no monitoramento da atividade. O trabalho foi concluído com êxito, sendo que a embarcação suportou a lotação máxima de oito pessoas.