UNIJUÍ representada no XXX Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação - Unijuí

A Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Evelise Moraes Berlezi, está participando do XXX Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (ENPROP), de 19 a 21 de novembro, em Águas de Lindóia/SP.

Este é um encontro anual que se constitui em um Fórum de discussão das políticas nacionais de ciência e tecnologia e o plano nacional de pós-graduação que integra o plano nacional de educação.  Em 2014, o ENPROP completa 30 anos e, segundo a professor Evelise Berlezi, esta comemoração trouxe um tom diferente ao encontro, “por historiar a trajetória da pesquisa e pós-graduação nestas três décadas, evidenciando onde se chegou mas, sobretudo, discutindo os grandes desafios de produzir ciência, tecnologia e inovação no Brasil,  na perspectiva da pesquisa e inovação serem propulsoras do desenvolvimento social e de inclusão”.

O tema central do ENPROP 2014 é a “Pesquisa como Instrumento do Desenvolvimento Social: Universidade e Sociedade um Diálogo Necessário”. A conferência de abertura contou com a presença do Ministro de Estado do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cleio Campolina Diniz; e o Presidente da Capes Jorge de Almeida Guimarães; os quais também fizeram parte do painel de abertura que trouxe a reflexão sobre inovação e desenvolvimento inclusivo. O encontro transcorre até o dia 21 e tem na agenda de trabalho os seguintes temas: excelência acadêmica num país heterogêneo; impacto econômico, social e intelectual da pesquisa acadêmica; pesquisa colaborativa Universidade-Empresa; pesquisa colaborativa Universidade-governo; e, relações das universidades com os órgãos de controle. Mais informações no site do evento.