Representante da entidade alemã “Pão para o Mundo” visita a UNIJUÍ para articular cooperação - Unijuí

A UNIJUÍ recebeu na última quarta-feira, 10, a visita do engenheiro agrônomo Stig Tanzmann, da Brot für die Welt, ou Bread for the World, conhecida como “Pão para o Mundo”, entidade mantida pela Igreja Evangélica Alemã, com sede em Berlin, Alemanha.

O representante da organização alemã foi recebido pelo Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, e por docentes do Departamento de Estudos Agrários (DEAg), estando acompanhado pelo professor Paulo Schonardie, do Departamento de Humanidades e Educação.

Conforme explica o professor Roberto Carbonera, Chefe do Departamento de Estudos Agrários, a organização “Pão para o Mundo” assumiu ações que eram realizadas por outras instituições, como a EZE, que financiou parte dos prédios quando da criação do curso de Agronomia na UNIJUÍ, tendo financiado, ainda, a construção do Viveiro/IRDeR. Na reunião realizada, avaliou-se a possibilidade de cooperação em pesquisa na área do desenvolvimento sustentável, agricultura orgânica/ecológica, bem como a possibilidade de apoio para a cooperação com o ISETA – Instituto Superior de Estudos Tecnológicos, do Senegal, e de apoio ao 3º Seminário Internacional em Ciências Agrárias, a ser realizado no próximo ano.

Stig Tanzmann é engenheiro agrônomo e possui formação específica na área de agricultura orgânica, tendo estudado nas universidades de Göttingen e Berlin. É responsável, desde 2010, pelo setor agrícola no Departamento de Política da entidade “Pão Para o Mundo”, na Alemanha. Conforme explica o professor Paulo Schonardie, seu trabalho tem por base atividades de lobby junto ao governo alemão, junto à União Européia e junto à FAO/ONU. Também atua em nome de BfdW junto às ações dos movimentos sociais ligados à agricultura na Alemanha, bem como junto às ONGs e demais entidades de classe ligadas ao meio rural, seja na Alemanha e fora dela.

Na UNIJUÍ, Tanzmann também participou de reuniões com o Grupo de Pesquisa de Educação Popular em Movimentos e Organizações Sociais – GEEP, no Programa de Pós-Graduação em Educação, que visam ampliar a cooperação em pesquisa. Nas reuniões foram redefinidos temas conjuntos e possível financiamento por parte de BfdW. “É importante enfatizar que as ações da área agrícola de BfdW na Alemanha e em outros continentes se assemelha muito com as pesquisas do GEEP”, salienta Schonardie. Também foram feitas visitas à propriedades agrícolas com o objetivo de conhecer a realidade da agricultura regional.