Editora participou da Feira do Livro de Porto Alegre - Unijuí

Editora participou da Feira do Livro de Porto Alegre

Nesta edição, todo o catálogo foi levado ao evento, são mais de 20 coleções e 400 títulos. O filósofo Ernildo Stein faz uma avaliação sobre o trabalho da Editora.

A Editora UNIJUÍ participou de mais uma edição da Feira do Livro de Porto Alegre, tradicional evento literário gaúcho. Nesta edição, todo o catálogo foi levado ao evento, são mais de 20 coleções e 400 títulos. Há mais de 10 anos que a Universidade marca presença no evento.

Além do professor Dr. Gilmar Antônio Bedin, editor-chefe da Editora, diversos autores estiveram no espaço da UNIJUÍ na Feira, entre eles: Ernido Stein, autor de vários lançamentos, que completou 80 anos este ano e recebeu como homenagem um colóquio dedicado a ele, com lançamento pela UNIJUÍ sob o título de “As voltas com a metafísica e a fenomenologia”;

- Mauro Gaglietti – livro: O novo no direito;

- Maurício Brum – Estádio Chile, 1973 – Morte e Vida de Victor Jara, a Voz da Revolução Chilena;

- Balduino Antonio Andreola  - Formação de Educadores. da Itinerância das Universidades à Escola Itinerante;

ENTREVISTA: filósofo Ernildo Stein

“A Editora UNIJUÍ é muito famosa pela revisão e pela limpeza da edição das obras”

Publicando pela UNIJUÍ desde os anos 2000, o filósofo Ernildo Stein, que completou 80 anos no mês de setembro, já possui 16 obras em inúmeras edições publicadas pela Editora UNIJUÍ. Ele, que é um dos autores mais importantes do catálogo da Editora, destaca, em entrevista, a qualidade do trabalho de edição da UNIJUÍ e revela que gostaria de ver suas principais obras reunidas em uma coleção.

- Como você avalia o trabalho da editora Unijuí?

A Universidade e a Editora têm sido muito competentes e muito criteriosas em suas publicações. A Editora está presente em livrarias e universidades pelo Brasil e isso é muito importante para os autores. Já tenho 16 obras publicadas e com várias edições, todas com ótimas vendas.  Meu sonho é que a Editora faça uma seleção de 10 obras minhas para publicar em uma espécie de coleção, poderia ser até uma reimpressão, para as obras ficarem mais fáceis de serem localizadas.

- Qual a importância de uma editora nos moldes da UNIJUÍ para as publicações acadêmicas e literárias?

Tem importância fundamental na divulgação dos trabalhos de pesquisa, sobretudo nos critérios de edição. A Editora UNIJUÍ, pelo nível com que se coloca, é conhecida na América Latina pela qualidade da edição das obras e também pela constância das publicações.

Há uma dedicação especial dos editores e da comissão de edição, que faz a triagem e seleção das obras. Eles fazem isso com muita competência. A Editora UNIJUÍ é muito famosa pela revisão e pela limpeza da edição das obras. O texto mais enxuto e limpo que eu conheço. É um trabalho excepcional de revisão e as capas são de primeira qualidade.

O autor

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1964), graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1965) e doutorado de Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1968). Pós-Doutorado na Universidade de Erlangen-Nürnberg (1969-1972), na Universidade Livre de Berlim (1981), na Universidade de Freiburg (1989), e outros, igualmente na Alemanha. Atualmente é Professor Titular na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde coordena o grupo de pesquisa Linguagem e Hermenêutica, junto ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Mestrado e Doutorado. Tem experiência em diversas áreas da Filosofia, com ênfase em Metafísica, História da Filosofia, Epistemologia e Antropologia Filosófica, atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento de Martin Heidegger, fenomenologia, hermenêutica, Direito e questões da cultura.