Cinco novas empresas serão integradas à Criatec - Unijuí

Cinco novas empresas serão integradas à Criatec

Para efetivar a seleção, as empresas têm 30 dias para encaminhar a documentação e se instalar na incubadora de Ijuí.

Nos dias 03 e 06 de novembro foi realizada pelos consultores Luis Juliani, Lurdes Marlene Siede Froemming, Luiz Carlos da Silva Duarte e Denise Rochinheski a avaliação do plano de negócios das empresas que se inscreveram no edital de seleção do segundo semestre de 2014 da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da UNIJUÍ – Criatec de Ijuí.

A partir da análise, cinco empresas foram selecionadas. Quatro delas irão participar do processo de incubação e uma do processo de pré-incubação. As empresas Simula e Aprova Desenvolvimento de Sistemas Educacionais (Simulados Online); DOLED - Fabricação de Lâmpadas de Led para Nichos Específicos; Qualitá Consultoria em Segurança Alimentar e Qualidade; e ELITHE -  Engenharia e Consultoria Desenvolvimento de Sistemas de Microgeração de Energia Conectados à Rede, vão ingressar na incubação e a empresa Lavoro Design Integrado Escritório de Design, na pré-incubação.

A etapa da pré-incubação é destinada para empresas que possuem uma ideia de produto ou serviço inovador, mas precisam de ajuda para tornar esse negócio viável. Durante o período de um ano as empresas que participam desse processo recebem apoio para o desenvolvimento do empreendimento. Alunos, professores e empreendedores da comunidade são os públicos-alvo da pré-incubação.

A incubação empresarial tem duração de no máximo 36 meses. Neste período a empresa recebe consultorias, qualificação, acompanhamento e avaliação nos cinco eixos de desenvolvimento do negócio que são: empreendedor, mercado, finanças, tecnologia e gestão com objetivo de desenvolver seus empreendimentos.

Para efetivar a seleção, as empresas têm 30 dias para encaminhar a documentação e se instalar na incubadora de Ijuí, localizada na Rua do Bosque, 495, ao lado do câmpus da UNIJUÍ.

Sobre a Criatec:

Criada em 2007 pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJUI, a Criatec tem como objetivo auxiliar e apoiar a formação e o aprimoramento de micro e pequenas empresas ligadas ao ambiente da universidade. A Criatec possui unidades nas cidades de Ijuí, Panambi e Santa Rosa.

As atividades de incubação são realizadas em três etapas: pré-incubação, incubação e pós-incubação. A Criatec disponibiliza para as empresas e empreendedores vários benefícios como instalações físicas, consultorias, acompanhamento e avalição nos cinco eixos de desenvolvimento do negócio, participação coletiva em feiras e eventos, possibilidade de parcerias e rede de contatos.

Fonte: Usina de Ideias.