Farmácia: profissão com mais de 74 áreas de atuação - Unijuí

Farmácia: profissão com mais de 74 áreas de atuação

O profissional farmacêutico tem um amplo e promissor campo de trabalho para atuar: farmácias e drogarias, em indústrias farmacêuticas, em prefeituras e outros órgãos do sistema único de saúde, laboratórios de análises clínicas, toxicológicas, bromatológicas, de controle de qualidade e em hospitais e clínicas. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, são 74 áreas que o profissional pode exercer a profissão.

Segundo matéria da revista Exame, seis carreiras no setor farmacêutico tem se destacado nos últimos anos no país, dentre elas, Gerente farmaeconomia, em alguns casos, com salários que podem chegar a R$ 30 mil. (http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/6-carreiras-promissoras-no-setor-farmaceutico).

A utilização racional de medicamentos é uma preocupação constante do profissional farmacêutico. Ele deve ter conhecimento de todo o processo relacionado ao medicamento, desde a pesquisa e desenvolvimento até a avaliação dos efeitos. Além disso, o profissional formado pela UNIJUÍ será capacitado para a análise de materiais biológicos e alimentos, realizando análises, interpretando-as, emitindo laudos e se responsabilizando por eles.

Os estudantes do Curso de Farmácia da UNIJUÍ são estimulados a participarem de ações multidisciplinares de pesquisa e extensão e de atividades orientadas por docentes na Farmácia Universitária, Laboratório de Análises Clínicas – UNILAB e na Central Analítica.  A Farmácia Escola, sob orientação de profissionais, é um local onde os alunos realizam a manipulação de medicamentos e cosméticos.

No total, o curso disponibiliza, ainda, 16 laboratórios de ensino: Laboratório de Farmacognosia, Farmacotécnica Homeopática, Farmacotécnica e Cosmetologia, Tecnologia Farmacêutica, Química Farmacêutica, Controle de Qualidade, Imunologia, Hematologia e Parasitologia.