Projeto Cidadania para Todos recebe menção honrosa em premiação da Assembleia Legislativa - Unijuí

O Projeto Cidadania para Todos, do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIJUÍ, recebeu menção honrosa pelo Tema Norteador – Destaque RS, inserido na 15ª Edição do Prêmio de Responsabilidade Social, promovida pela Assembleia Legislativa do Estado.

A temática definida para este ano foi Educação, visando destacar ações realizadas por meio da educação formal, cursos livres, de formação e qualificação para o trabalho, educação ambiental, educação empreendedora, educação inclusiva, educação especial, educação para a cidadania, integração ao mercado de trabalho, entre outros.

Representantes do DCJS estiveram participando do seminário de apresentação dos cases selecionados, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Segundo a professora Lurdes Aparecida Grossmann, do Curso de Direito da UNIJUÍ, o projeto Cidadania para Todos foi muito elogiado, bem como o vídeo produzido para a defesa do case. Foram 89 projetos inscritos, sendo que o Cidadania para Todos ficou entre os 12 finalistas, dentre instituições e organizações de todo o Estado. O tema norteador da 15ª edição do Prêmio de Responsabilidade Social engloba cases de ações efetivadas em 2013, visando o desenvolvimento humano para o exercício da cidadania e do trabalho.

O evento de premiação alusivo à 15ª Edição do Prêmio de Responsabilidade Social e de divulgação do tema norteador vencedor aconteceu na quinta-feira, dia 13, às 19h, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. O DCJS esteve representado pelo professor Joaquim Gatto, um dos coordenadores do projeto e pela Jornalista da Coordenadoria de Marketing da UNIJUÍ, Marilise Bindé. No evento, a FIDENE/UNIJUÍ também recebeu o certificado de Responsabilidade Social. Desde 2001 a Instituição participa deste prêmio, encaminhando seu Relatório Social para apreciação, contendo a síntese das principais ações sociais desenvolvidas. Em 2013, foram R$ 50.802.041,00 investidos em filantropia, benefícios a alunos e à comunidade.

Sobre o Projeto

O projeto Cidadania para Todos está vinculado ao Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIJUÍ e é desenvolvido desde o ano de 2006, por alunos e professores dos cursos de Direito, Serviço Social e Comunicação Social.  Seu principal objetivo é promover a educação para a cidadania, por intermédio de oficinas e palestras, estruturadas a partir de eixos temáticos que tem a cidadania e os direitos fundamentais como aspectos transversais. O público preferencial do projeto é formado por alunos e professores do ensino fundamental e médio, comunidades de bairros, sindicatos, organizações não governamentais, entre outros. No ano de 2013 o projeto atingiu, de forma direta, mediante o desenvolvimento de oficinas, palestras e eventos, um público aproximado de 500 pessoas. Indiretamente foi atingido um público aproximado de 30.000 pessoas, tendo em vista a veiculação semanal do programa de rádio “Papo Cidadão” na Rádio UNIJUÍ FM, bem como o acesso a informações constantes no site do projeto. No ano de 2013 foram realizadas 24 oficinas em Escolas de Ensino Fundamental e Médio, além da participação em eventos e seminários.