|
A Enfermagem é uma ciência cujo foco é o cuidado com a saúde humana. O enfermeiro deve estar capacitado para desenvolver a habilidade clínica para diagnosticar situações de cuidado, intervindo de modo a conduzir a pessoa cuidada à sua melhor condição de bem-estar em saúde.
Ele coleta os dados sobre o estado de saúde do indivíduo por meio de exames físicos e entrevistas e faz o diagnóstico para estabelecer as ações de enfermagem a serem seguidas
Como desafio para os futuros profissionais, está a sistematização das evidências científicas sobre os temas relacionados a seguir, que devem ser incorporados à clínica e à terapêutica do cuidado: planejamento e gerenciamento do cuidado; comunicação em saúde; doença crônica; ambiente e sustentabilidade; humanização e espiritualidade; e terapias integrativas e complementares.
Tem-se verificado uma tendência crescente do principal empregador dos enfermeiros nas metrópoles se constituírem no setor público. Para o setor privado os maiores empregadores de enfermeiros continuam sendo os grandes hospitais. Excetuando-se as regiões Sul e Sudeste, ainda se verifica nas demais regiões do país carência do enfermeiro, tanto para atuar no setor público quanto no privado. A expansão da estratégia de Saúde da Família (ESF), do governo federal, tem favorecido a ampliação do mercado de trabalho para os enfermeiros em todo o país, pois cada equipe do programa tem de contar com, no mínimo, um profissional da área.
Na área da enfermagem, os avanços e práticas de atuação profissional podem ser evidenciados nos diferentes contextos sociais. Destacam-se: na esfera da promoção da saúde - os consultórios, as clínicas e serviços que visam à promoção e o melhor-viver da população; na esfera da recuperação da saúde - os serviços hospitalares e domiciliares, o atendimento pré e pós-hospitalar, além das práticas voltadas para o cuidado individual de crianças, adolescentes, mulheres, adultos e idosos; nos serviços de consultoria, assessoria e atividades organizacionais é possibilitado ao enfermeiro uma atuação autônoma e empreendedora no campo da gestão de serviços de saúde e outros.
O Curso de Enfermagem da UNIJUÍ possui uma tradição de mais de 30 anos de história, sendo reconhecido nacionalmente entre as principais referências no ensino de Enfermagem. Possibilita a realização de estágios em vários locais de saúde, intercâmbio no exterior, além de cursos de aperfeiçoamento, de pós-graduação e de residência em saúde.