UNIJUÍ participa do III Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo - Unijuí

UNIJUÍ participa do III Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo

Universidade foi a única da região a participar do evento com dois trabalhos selecionados envolvendo a temática do cooperativismo.

A UNIJUÍ participou do III Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo, nos dias 20 a 22 de outubro, representada pelos egressos do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Cooperativas Câmpus Santa Rosa, Dejalma Luiz Turra e Marcelo Müller. O tema da terceira edição foi o “Cooperativismo como Modelo de Negócios: as cooperativas conquistam desenvolvimento sustentável para todos”.

O encontro aconteceu na Universidade Federal do Tocantins, na cidade de Palmas/TO, e a UNIJUÍ foi a única Universidade da região que teve trabalhos selecionados para o evento.

O artigo apresentado pelo egresso Dejalma, orientado pelo professor do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), Ariosto Sparemberger, tratou sobre o “Estudo dos Fatores Impulsionadores e Inibidores da Competividade: O Caso da Cooperativa Coopervino”. O estudo revelou que os principais elementos inibidores relacionam-se à dificuldade de acesso às novas tecnologias inerentes ao processo produtivo e à matéria prima, além da concorrência desleal. A pesquisa enfatiza a necessidade da sustentabilidade de matéria prima própria da Cooperativa como fator determinante para a competitividade global da cadeia produtiva da uva.

Para Dejalma, participar desses encontros é fundamental para a troca de informações e aumento do conhecimento. Ele foi selecionado pela segunda vez para participar do evento. “Os encontros são importantes para a troca de informações, desta forma adquirimos experiências e buscamos mais conhecimentos através das informações repassadas pelas outras cooperativas presentes, por meio das metodologias de trabalho e a aplicabilidade do cooperativismo. A nossa cooperativa é um exemplo prático e vivencial, onde levamos um problema e buscamos as respostas nesse encontro. Nossa meta é sermos um modelo de gestão e implantação de cooperativa, para futuramente servirmos de embasamento para as demais áreas de interesse poderem implantar novas cadeias produtivas e cooperativistas”.

O trabalho apresentado pelo egresso Marcelo tratou dos “Fatores influentes na decisão do associado para tomar crédito rural no Sicredi de Três de Maio/RS”, orientado pelo professor do DACEC, Luciano Zamberlan. O estudo relatou a importância do atendimento e da proximidade dos associados com gerentes e colaboradores nas instituições de crédito, as quais prestam serviços e a partir deles colocam seus produtos no mercado. O trabalho deixou ainda como resultado principal a certeza de que a ideia de relacionamento estreito com a comunidade e associados está correta e é um grande diferencial, devendo ser reforçada nas ações internas para ser percebida como forma de posicionamento da Cooperativa em estudo frente ao mercado.

Segundo Marcelo, poder participar desse encontro foi uma experiência gratificante tanto no âmbito pessoal quanto profissional. “O contato que tivemos durante o evento, com outras pessoas e a troca de informações, amplia a nossa visão e conhecimento sobre o Cooperativismo. Desta maneira fez com que nós voltássemos e colocássemos em prática muitas ideias discutidas para ir em busca dos resultados”.

Além da apresentação dos trabalhos, durante o encontro também foram realizadas palestras e mesas-redondas, que representaram uma oportunidade de “networking” social e profissional em questões estratégicas à competitividade e à permanência das cooperativas no mercado global.

A UNIJUÍ apoia a área do cooperativismo, desta forma, está ofertando no Câmpus Santa Rosa o Curso Superior de Gestão de Cooperativas (Tecnologia), com 45 vagas, no turno da noite, com duração de dois anos e meio. As inscrições para o processo seletivo do Vestibular Verão 2015 estão abertas até o dia 30 de novembro.