Curso Superior de Gestão de Cooperativas é apresentado para dirigentes de Cooperativas - Unijuí

A UNIJUÍ está oferecendo um novo curso superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas no Câmpus Santa Rosa.

Durante a manhã de hoje, dia 10, dirigentes das cooperativas da região estiveram presentes para uma reunião, momento em que ocorreu apresentação da proposta do curso de Gestão em Cooperativas.

Além dos dirigentes, o encontro contou com a participação do Pró-Reitor do Câmpus Santa Rosa, Ariosto Sparemberger, a Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, Anélia Francieli Steinbrenner, coordenadores de projetos de extensão, docentes e técnicos administrativos.

Para o Pró-Reitor do Câmpus, as organizações cada vez mais demandam por profissionais capacitados, capazes de fazer frente ao atual contexto, o qual é caracterizado pela forte concorrência e pela oferta de produtos e serviços de qualidade. Cenário ao qual o sistema cooperativista está inserido. Necessitando porém, de dirigentes e colaboradores com competências teórico-conceituais, técnicas e comportamentais, com vistas a melhorar a produtividade e os resultados das cooperativas.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Anélia, a reunião foi fundamental para a apresentação e explanação da proposta do curso superior. “Sabemos do atual momento do sistema, algumas cooperativas sólidas financeiramente, mas contudo, este processo não é verificado em todas as cooperativas. O curso é essencial para o desenvolvimento social, trazendo melhorias na forma de gestão e na sociedade como um todo, gerando desta forma, mais empregos e renda. Contudo, o curso tem a proposta de gerar uma integração entre Universidade, sociedade e o sistema cooperativista”.

O curso tem por objetivo formar profissionais com visão empreendedora em gestão de cooperativas, com sólida formação conceitual e capacidade crítico-reflexiva, com competências tecnológicas, postura ética, cidadã e sustentável, capaz de implementar os processos de gestão e potencializar o desenvolvimento da região.

O profissional poderá atuar nos empreendimentos cooperativistas em funções ou cargos de liderança, de direção ou de prestação de serviços ou como profissional autônomo. O curso foi estruturado com uma carga horária de 1.650 horas, divididas em cinco semestres de atividades e será ofertado com 45 vagas no turno da noite.

O processo seletivo será através do Vestibular Verão 2015 e as inscrições poderão ser realizadas até o dia 30 de novembro no Portal da UNIJUÍ. A data da prova acontece no dia 07 de dezembro, às 08h30, e poderá ser realizada em um dos quatro câmpus da Universidade (Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos).