UNIJUÍ promove aula inaugural do Curso de Especialização em Direito Processual Civil - Unijuí

Câmpus Três Passos sediou aula inaugural com o professor Dr. Daniel Ustárroz.

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Processual Civil está em sua sétima edição na UNIJUÍ. Na noite de sexta-feira, dia 07, o Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais (DCJS) juntamente com a Educação Continuada realizaram aula inaugural da especialização no Câmpus Três Passos. Estiveram presentes no evento o Coordenador do Curso de Direito Processual Civil, Joaquim Henrique Gatto, a Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJUÍ, Evelise Moraes Berlezi, o Pró-Reitor do Câmpus Três Passos, Jorge Thiesen, a Gerente de Educação Continuada da UNIJUÍ, Liane Dal Molin Wissmann e a Coordenadora do Curso de Direito, Lisiane Wickert, juntamente com os estudantes.

A aula inaugural teve início com as boas-vindas do coordenador da especialização, ocasião em que destacou a importância do curso para o Câmpus Três Passos,afirmando que a Pós-Graduação de Direito Processual Civil será um momento de discussão entre estudantes e docentes, que irá somar um ganho profissional muito importante na bagagem de cada um.

Para o egresso do Curso de Direito da UNIJUÍ da cidade de Santa Rosa, Robson Bamberg, poder participar dessa especialização será fundamental para oaperfeiçoamento da sua área. “Meu objetivo é dar continuidade aos estudos, conclui a minha graduação no mês de agosto na UNIJUÍ e optei em dar sequência nessa especialização porque a equipe de docência da Universidade é qualificada e junto com ela traz os melhores professores para se somarem às aulas”.

O tema da aula inaugural tratou sobre as “Novidades no Sitema Recursal – Novo CPC”, ministrada pelo professor Dr. Daniel Ustárroz, doutor em Direito Civil pela UFRGS e Professor Adjunto de Direito Civil na PUCRS. Além de traduções e artigos científicos, publicou: Responsabilidade Civil por Ato Lícito, Direito dos Contratos: Temas Atuais, Responsabilidade Contratual, Manual dos Recursos Cíveis. É Coordenador do Conselho Editorial da Revista Síntese de Direito Empresarial.E Professor Convidado em cursos de especialização em diversas instituições.

Na oportunidade, o professor Daniel abordou algumas orientações sobre as novas decisões das jurisprudências em processos comuns, envolvendo a temática do curso e realizou uma comparação dos recursos nos dias atuais e as principais alterações no futuro quando for aprovado o novo código civil.

De acordo com a Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professora Evelise, é uma alegria e uma satisfação poder ofertar o primeiro Curso dePós-Graduação para o Câmpus Três Passos, destacando a importância da especialização para os estudantes e região.

Sobre o Curso

O Curso de Pós-Graduação de Direito Processual Civil possui viés acadêmico e oportuniza o aperfeiçoamento e a qualificação na área do Direito Processual Civil, contemplando as inovações propostas no projeto do novo Código de Processo Civil.

O curso visa manter e aprofundar um espaço teórico de reflexão crítica e de aperfeiçoamento profissional, tendo como referência a necessidade e a relevância de se manter institucionalizado um processo de constante especialização nos diversos enfoques da temática jurídica contemporânea. Além de proporcionar aos alunos uma ampla discussão, através de suas linhas de pesquisa, capaz de realimentar as atividades da comunidade acadêmica relacionadas ao Direito Processual Civil, visa oportunizar aos egressos dos cursos de graduação e aos demais operadores jurídicos interessados um novo contato com a Universidade, para aprofundar seus conhecimentos, exercitar sua prática social e sua reflexão crítica num patamar acadêmico em nível superior.

As matrículas estão abertas e as aulas têm início no dia 21 de novembro, sempre ocorrendo nas sextas-feiras, no turno da noite, das 18h às 22h, e aos sábados, no turno da manhã, das 9h às 13h, no Câmpus Três Passos.