|
Um campo de trabalho cada vez maior se abre para o profissional formado em Ciências Biológicas. As Ciências Biológicas estudam todas as formas de vida, passando pela flora, pela fauna e pelo desenvolvimento humano.
O biólogo pesquisa a origem, a evolução, a estrutura e o funcionamento dos seres vivos. Ele analisa as relações entre os diversos seres e entre eles e o meio ambiente.
Existem duas possibilidades de carreira nas Ciências Biológicas: licenciatura e bacharelado. O licenciado está habilitado para lecionar e o bacharel é formado para a pesquisa, consultoria, elaboração e execução de projetos e outras atividades, mas também é possível optar por ambos os cursos.
O licenciado está apto a dar aulas de Ciências e Biologia na educação básica, pode atuar como educador ambiental e também na educação não formal. Sua formação também permite desenvolver ações educativas em museus, unidades de conservação, ONGs e empresas e escolas. Com pós-graduação, está habilitado para dar aulas no ensino superior.
Outra área na qual o profissional pode atuar é na Medicina, no desenvolvimento de medicamentos e na indústria, em áreas de fabricação de bebidas e de alimentos. O setor de biocombustíveis e a área de biotecnologia, com o uso de plantas para a produção de novos medicamentos e produtos na área alimentícia, são outros campos de trabalho.
O licenciado também encontra bom mercado de trabalho. Dentre as oportunidades estão os projetos de ações educativas e os museus, reservas ecológicas e de turismo ambiental.
O Curso de Ciências Biológicas da UNIJUÍ é ofertado no Câmpus Ijuí, no turno da noite, com duração de quatro anos. No Ranking Universitário Folha deste ano, organizado pelo Jornal Folha de São Paulo, o curso obteve o primeiro lugar dentre as instituições de ensino superior privadas gaúchas; o segundo lugar dentre as instituições gaúchas, privadas e públicas; e o 19º lugar no país, considerando as universidades públicas e privadas.