Ciência da Computação tem mercado em expansão - Unijuí

Ciência da Computação tem mercado em expansão

A UNIJUÍ oferece o curso de Ciência da Computação nos Câmpus de Ijuí e Santa Rosa.

Com a tecnologia cada vez mais presente na vida das pessoas, a demanda por profissionais que possam desenvolver novos processos cresce consideravelmente. Conforme reportagem da Revista Exame, estudo recente da consultoria independente IDC, encomendado pela Cisco na América Latina, revelou uma demanda crescente por profissionais de tecnologia no Brasil, porém, apontou para a falta de mão de obra qualificada. De acordo com o estudo, a demanda por profissionais de tecnologia da informação e comunicação (TIC) no Brasil excederá a oferta em 32% para o ano de 2015, chegando a uma lacuna de 117.200 trabalhadores especializados em redes e conectividade.

Diante deste cenário, buscar qualificação profissional nesta área é uma excelente alternativa. Sistemas computacionais estão sendo utilizados nos mais diversos setores da sociedade, abrindo inúmeras vagas em multinacionais, pequenas empresas comerciais, grandes, operadoras de telefonia, entre outros. Além disso, os profissionais podem atuar como empreendedores e prestar serviços para outras empresas.

A rotina do profissional de Ciência da Computação está associada ao uso de dispositivos, equipamentos e processos automatizados, por isso, é uma área em constante expansão. O curso de Ciência da Computação da UNIJUÍ prepara o profissional para atuar em áreas que envolvam o desenvolvimento de software, sistemas de informações, automação e comunicação de dados em indústrias, centros de pesquisa, órgãos, instituições públicas e privadas.

A UNIJUÍ oferece o curso de Ciência da Computação (Bacharelado), nos Câmpus Ijuí e Santa Rosa. O curso é noturno e tem duração de cinco anos. Nas avaliações recentes, divulgadas em 2014, o curso ficou com excelente desempenho. O Guia do Estudante Abril atribuiu conceito 3 ao curso, no Câmpus Ijuí, numa escala de 1 a 5. Já no Ranking Universitário Folha (RUF), do jornal Folha de São Paulo, ficou na 55ª posição no país (considerando as instituições públicas e privadas); em 6º lugar no Rio Grande do Sul (considerando as instituições públicas e privadas); e em 5º lugar dentre as universidades privadas gaúchas.