EFA realiza primeiro Circuito das Profissões em parceria com a UNIJUÍ - Unijuí

EFA realiza primeiro Circuito das Profissões em parceria com a UNIJUÍ

O Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA realizou nas manhãs dos dias 04 e 05 de novembro, no auditório, o primeiro Circuito de Profissões EFA/UNIJUÍ, o qual contou com a participação de todos os alunos do Ensino Médio da Escola.

No primeiro dia, professores e funcionários representantes do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC) fizeram a apresentação dos cursos deste departamento. Marcelo Didoné, Contador e Analista do Laboratório de Contabilidade apresentou o Curso de Ciências Contábeis; em seguida o coordenador do curso de Economia, Romualdo Kohler, fez a sua explanação. A jornalista Fabiana do Prado Sanchez falou sobre os cursos de Jornalismo e Publicidade. Para finalizar as falas, a administradora e analista do Laboratório de Gestão, Juliana Raimann, falou sobre o curso de Administração.

Logo em seguida, a coordenadora do curso de Farmácia, professora Angélica Moreira, explanou sobre os cursos pertencentes ao Departamento de Ciências da Vida (DCVida) e trouxe mais detalhes da profissão do farmacêutico e de como se organiza o curso na UNIJUÍ. O Engenheiro Agrônomo Felipe Oliveski falou sobre o curso de Agronomia, seguido pela médica veterinária e coordenadora do Curso de Medicina Veterinária, Luciana Mori Viero, finalizando as falas da manhã.

No segundo dia, a professora e coordenadora do Curso de Direito da UNIJUÍ, Lisiane Wickert, falou sobre o curso, oportunizando também a participação de duas acadêmicas de Direito e ex-alunas da EFA, que deram depoimentos sobre a trajetória de estudantes. Na sequência, o professor e coordenador do Curso de Engenharia Elétrica, Mauricio de Campos, apresentou para os alunos um pouco mais sobre tecnologia, tendências e sobre como as Engenharias da UNIJUÍ se inserem e contribuem para estes processos. Fechando o Circuito, o professor Anderson Amaral de Oliveira falou sobre os cursos do Departamento de Humanidades e Educação (DHE), em especial sobre curso de Letras, no qual é professor, e o laboratório de Línguas da Universidade.

Segundo a organizadora do Circuito das Profissões, professora e coordenadora pedagógica Rosana Barros, este evento deve ter continuidade nos próximos anos. A ideia de um Circuito é de uma dinâmica de movimento em que todos os Cursos apresentem suas especificidades, numa fala breve de 15 minutos. Assim os alunos visualizam as possibilidades e podem questionar sobre o que interessar de imediato. “Não é uma palestra, são pinceladas para aguçar a curiosidade e, com isso, tornar o evento atrativo e com um formato ágil características próprias do público em questão”.

Os cursos apresentados resultaram de uma enquete cujo resultado apontou para as engenharias, áreas da saúde, ciências jurídicas e sociais, humanidades e comunicação social. Rosana enfatiza a importância deste momento na escola para que os alunos iniciem uma busca por suas afinidades. Segundo a coordenadora pedagógica, muitos grupos questionaram os profissionais no evento, já estabelecendo contato mais próximo com os painelistas. Destacou ainda que o evento atingiu os objetivos. “A partir de um evento como esse, não tem como o aluno não ser atingido, alguma mudança vai haver”.