UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa abre inscrições para o novo curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas - Unijuí

O curso abre com 45 vagas e será dividido em cinco semestres. O processo seletivo acontecerá no dia 07 de dezembro, no Vestibular Verão 2015.

A UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa recebeu a autorização, no último dia 30 de outubro, do Ministério da Educação, pela publicação da Portaria nº 600, para oferta do curso superior Gestão de Cooperativas (Tecnologia) pela Universidade. O curso foi estruturado com uma carga horária de 1.650 horas, divididas em cinco semestres de atividades e será ofertado com 45 vagas no turno da noite.

O curso tem por objetivo formar profissionais com visão empreendedora em gestão de cooperativas, com sólida formação conceitual e capacidade crítico-reflexiva, com competências tecnológicas, postura ética, cidadã e sustentável, capaz de implementar os processos de gestão e potencializar o desenvolvimento da região.

De acordo com o Pró-Reitor do Câmpus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, o curso superior Gestão de Cooperativas (Tecnologia), nesta região, constitui- se em oportunidade para que as pessoas que nela residem possam se apropriar de novos conhecimentos, novas aptidões, habilidades e atitudes, com os quais poderão contribuir de maneira qualificada e profissional para o desenvolvimento do cooperativismo na região. “O formado pode atuar nos empreendimentos cooperativistas em funções/cargos de liderança, de direção ou de prestação de serviços, ou ainda, como profissional autônomo”.

Diferenciais do Curso

Entre um conjunto de diferenciais que a proposta pedagógica do curso apresenta, destaca-se o fato do curso desafiar o acadêmico a constituir competências técnicas e comportamentais por meio das vivências em cooperativismo.

O curso irá oportunizar ao acadêmico um ambiente em que possa desenvolver aprendizagens e práticas nas dimensões da pesquisa e da extensão, como elementos essenciais na sua formação. Também oportunizará a realização de atividades complementares, como estímulo aos acadêmicos, no sentido de buscar ampliar sua formação por meio da participação em seminários, oficinas, eventos científicos, viagens de estudo, cursos, workshops, palestras, entre outras.

Para o Pró-Reitor do Câmpus, a oferta deste curso resgata inicialmente a tradição e o compromisso da Universidade com o setor cooperativista da região. “A UNIJUÍ nos anos 80 foi pioneira ao oferecer formação para os estudantes implicados com este importante segmento, o qual exerce um papel estratégico no contexto econômico e social”, ressalta.

O curso apresenta um conjunto de disciplinas relacionadas ao cooperativismo e gestão, sendo elas: História e Doutrina do Cooperativismo, Estrutura e Educação Cooperativa, Estudos Organizacionais e Modelos de Gestão Cooperativa, Direito e Legislação Cooperativa, Vivências em Cooperativismo: Planejamento e Estratégias Organizacionais, Gestão de Pessoas em Sociedades Cooperativas, Marketing em Sociedades Cooperativas, Logística, Gestão de Custos, Administração Financeira em Sociedades Cooperativas, Relações Públicas e Comunicação Empresarial, entre outras.

A UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa também oferece à comunidade o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Cooperativas, atualmente com uma turma em andamento.

As inscrições para o Vestibular se estendem até o dia 30 de novembro e podem ser realizadas pelo Portal da UNIJUÍ. A data da prova está marcada para o dia 07 de dezembro, às 08h30, e poderá ser realizada em dos quatro câmpus da Universidade (Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos).