Evento foi realizado pela UNIJUÍ com apoio da Rede Leite, Emater e Embrapa.
Com o propósito de discutir e promover conhecimento sobre a cadeia leiteira a produtores rurais, o Departamento de Estudos Agrários (Deag) da UNIJUÍ realizou o 6º Dia de Campo: Sistemas de Produção de Leite, no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (Irder), nesta quarta-feira. O evento teve apoio da Rede Leite, Emater e Embrapa.
Reunindo cerca de 300 produtores, as atividades do Dia de Campo foram desenvolvidas em sete estações temáticas, com duração de cerca 20 minutos cada. A coordenação geral foi dos professores da UNIJUÍ Roberto Carbonera, Leonir Terezinha Uhde e Denize R. Fraga.
Confira um vídeo sobre o Dia de Campo
O que foi discutido em cada estação temática
Estação forrageiras e alimentação animal
Temática 1: Desempenho de forrageiras Tropicais (Coleção forrageira): Resultados de três ciclos de produção (2011/2012; 2012/13 e 2013/14) e manejo das espécies, por Lisandre de Oliveira (UNIJUÍ), Gustavo da Silva Martins (EMBRAPA Pecuária Sul), Sandra B. V. Fernandes (UNIJUÍ) e Jaqueline R. T. Krahn (UNIJUÍ);
Temática 2: Produção de Tifton 85 com suplementação de irrigação e fertilização nitrogenada e qualidade dos solos Irrigação em pastagens. Caracterização climática e a ocorrência de estiagens no RS, com Leonir Terezinha Uhde (UNIJUÍ), Jordana Schiavo (UNIJUÍ) e Gustavo Trentin (EMBRAPA Pecuária Sul);
Estação do GT Qualidade do leite e Sanidade animal
Temática 3: Nutrição X Reprodução, com Denize da Rosa Fraga (UNIJUÍ) e Guilherme (EMATER)
Temática 4: Principais zoonoses em rebanhos leiteiros, com Luciana Viero e Cristiane Beck;
Estação do GT Fora da potreira
Temática 5: Cadeia Produtiva do leite e seu potencial de impacto no desenvolvimento da região noroeste Rio-Grandense, com Dilson Trennepohl (UNIJUÍ);
Estação do GT Ambiental
Temática 6: Aspectos ambientais (micrometeorológicos) dos sistemas silvopastoris, com Osório Antonio Lucchese (UNIJUÍ);
Temática 7: O manejo da aveia e trigo na qualidade de biomassa e grãos, com José Antônio Gonzales da Silva e bolsistas;
Confira uma galeria de fotos do evento
Pesquisas
O Departamento de Estudos Agrários (DEAg) e o Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), com apoio da Rede Leite – Programa em Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira na região noroeste do Rio Grande do Sul, EMATER e EMBRAPA vêm atuando, através dos dias de campo realizados, na discussão de alternativas viáveis economicamente e mais preservacionistas, do ponto de vista biológico e ambiental voltados aos Sistemas de produção de leite.
A Rede Leite é um Programa de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. O objetivo principal é contribuir para o fortalecimento e a viabilidade da agricultura familiar, a partir da geração de conhecimento em um processo de integração entre pesquisadores, extensionistas e agricultores.
Atualmente, nove instituições de pesquisa, ensino, extensão e cooperativas integram a Rede Leite, envolvendo diretamente 68 famílias de agricultores, cerca de 40 pesquisadores, 130 extensionistas e 20 estudantes. Através da rede, busca-se atingir todo o segmento de produtores rurais que trabalham com a atividade leiteira.
Sobre o IRDER