Projeto Cidadania para Todos é finalista em premiação na área da Responsabilidade Social - Unijuí

O Projeto Cidadania para Todos, do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIJUÍ, é um dos finalistas para o Tema Norteador – Destaque RS, inserido na 15ª Edição do Prêmio de Responsabilidade Social, promovida pela Assembleia Legislativa do Estado. Solenidade acontece hoje, às 19h, em Porto Alegre.

A temática definida para este ano foi Educação, visando destacar ações realizadas por meio da educação formal, cursos livres, de formação e qualificação para o trabalho, educação ambiental, educação empreendedora, educação inclusiva, educação especial, educação para a cidadania, integração ao mercado de trabalho, entre outros.

Representantes do DCJS estiveram participando do seminário de apresentação dos cases selecionados, realizado no último dia 14, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Segundo a professora Lurdes Aparecida Grossmann, do Curso de Direito da UNIJUÍ, o projeto Cidadania para Todos foi muito elogiado, bem como o vídeo produzido para a defesa do case. Foram 89 projetos inscritos, sendo que o Cidadania para Todos ficou entre os 12 finalistas, dentre instituições e organizações de todo o Estado. O tema norteador da 15ª edição do Prêmio de Responsabilidade Social engloba cases de ações efetivadas em 2013, visando o desenvolvimento humano para o exercício da cidadania e do trabalho.

O evento de premiação alusivo à 15ª Edição do Prêmio de Responsabilidade Social e de divulgação do tema norteador vencedor será realizado nesta quinta-feira, 13 de novembro, às 19h, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. O DCJS estará representado pelo professor Joaquim Gatto, um dos coordenadores do projeto. No evento, a FIDENE/UNIJUÍ receberá, também, o certificado de Responsabilidade Social. Desde 2001 a Instituição participa deste prêmio, encaminhando seu Relatório Social para apreciação, contendo a síntese das principais ações sociais desenvolvidas. Em 2013, foram R$ 50.802.041,00 investidos em filantropia, benefícios a alunos e à comunidade.

Sobre o Projeto

O projeto Cidadania para Todos está vinculado ao Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIJUÍ e é desenvolvido desde o ano de 2006, por alunos e professores dos cursos de Direito, Serviço Social e Comunicação Social.  Seu principal objetivo é promover a educação para a cidadania, por intermédio de oficinas e palestras, estruturadas a partir de eixos temáticos que tem a cidadania e os direitos fundamentais como aspectos transversais. O público preferencial do projeto é formado por alunos e professores do ensino fundamental e médio, comunidades de bairros, sindicatos, organizações não governamentais, entre outros. No ano de 2013 o projeto atingiu, de forma direta, mediante o desenvolvimento de oficinas, palestras e eventos, um público aproximado de 500 pessoas. Indiretamente foi atingido um público aproximado de 30.000 pessoas, tendo em vista a veiculação semanal do programa de rádio “Papo Cidadão” na Rádio UNIJUÍ FM, bem como o acesso a informações constantes no site do projeto. No ano de 2013 foram realizadas 24 oficinas em Escolas de Ensino Fundamental e Médio, além da participação em eventos e seminários.