Red CIDIR promove VI Simpósio Iberoamericano - Unijuí

Red CIDIR promove VI Simpósio Iberoamericano

A Rede Universitária orientada ao Comércio Internacional, o Desenvolvimento e a Integração Regional (Red CIDIR) estará realizando o VI Simpósio Iberoamericano nos dias 17 e 18 de outubro, em Encarnación, Campus Itapúa, no Paraguai.

Foram inscritos 75 trabalhos para o simpósio, sendo que destes, 50 foram aprovados, totalizando 13 Universidades participantes. A UNIJUÍ teve aprovação de 14 trabalhos realizados por docentes, mestrandos e bolsistas.

Durante o simpósio também acontecerão mais três eventos agregados no dia 17 de outubro: reunião com as Universidades membros da Rede, às 17h30. Integração dos acadêmicos dos países Brasil, Argentina e Paraguai com o evento “Taller de Integración Académica Trinacional – Ronda de Mate Três Sabores”, às 16h e a Assembleia da Federação Econômica Brasil, Argentina e Paraguai (FEBAP), às 16h.

O professor do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), Pedro Luís Büttenbender, que responde pela Coordenação Internacional da Rede de Universidades, ressalta que a Red CIDIR além de promover anualmente o Simpósio Iberoamericano vem apoiando vários projetos de integração acadêmica envolvendo pesquisa, graduação e pós-graduação, além de projetos de fomento e integração produtiva visando a integração regional fronteiriças e o desenvolvimento territorial. “A constituição da Rede demonstra o potencial estratégico de cooperação e integra as universidades no ambiente internacional. A participação efetiva da UNIJUÍ como fundadora da Rede e atual coordenadora, reconhece a sua inserção efetiva no contexto internacional iberoamericano e gera novas oportunidades de fortalecimento universitário no âmbito transfronteriço”.

Sobre a Red CIDIR

A UNIJUÍ integra e coordena a Red CIDIR, criada em 2006 e da qual é membro fundadora. A Rede conta com a participação de Universidades do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, México e Espanha. Se constitui em um sistema aberto de relações entre universidades iberoamericanas e tem como objetivo gerar espaços de reflexão, da cooperação e da proposição coletiva propiciando o intercâmbio de conhecimentos, a promoção da educação e do desenvolvimento, por intermédio da articulação entre as universidades e as organizações regionais ampliando os aportes das universidades no desenvolvimento de seus territórios

Dentre as principais ações entre as universidades membros estão o intercâmbio acadêmico de professores e estudantes da graduação e pós-graduação, o desenvolvimento de projetos conjuntos e a promoção bianual do Simpósio Iberoamericano em Comércio Internacional, Desenvolvimento e Integração Regional, já em sua 6ª edição. Mais informações no site.