Professoras do DEAg participam do 17º Fórum do Leite em Cruz Alta - Unijuí

Professoras do DEAg participam do 17º Fórum do Leite em Cruz Alta

Evento foi realizado na Universidade de Cruz Alta (Unicruz), no mês de setembro.

No dia 24 de setembro, as professoras Lisandre de Oliveira, Denize Fraga e Leonir Uhde, do Departamento de Ciências Agrárias (Deag) da UNIJUÍ, participaram, na Universidade de Cruz Alta (Unicruz), do 17º Fórum do Leite, promovido pela Rede Leite.

O Fórum tem como foco qualificar o debate entre técnicos e produtores de leite. No último dia do evento, 220 produtores rurais, de 16 municípios do Noroeste gaúcho, lotaram as salas de aula para assistir ao “3º Fórum Técnico do Programa Rede Leite - Programa em Rede de Pesquisa-desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira”.

Os temas abordados pela Rede Leite foram: “Panorama e Tendências para o Leite na Visão da Economia e das Organizações dos Produtores Familiares”, abordado pelo Grupo Temático Fora da Porteira, sob a coordenação do engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Gilberto Bortolini. “Irrigação em Pastagens”, conduzido pelo Grupo Temático Forrageiras e Alimentação Animal, sob a coordenação do pesquisador da Embrapa Pecuária Sul (Bagé), Gustavo Martins da Silva, com a participação da professora Lisandre de Oliveira, da UNIJUÍ, em parceria com diversos outros pesquisadores, produtores e extensionistas.

O Grupo Temático Qualidade do Leite e Sanidade Animal tratou do tema “Doenças Reprodutivas em Bovinos de Leite”, coordenado pela professora da UNIJUÍ, Denize Fraga. O tema “Meio Ambiente” também foi discutido pelo Grupo Ambiental, que trouxe para o Fórum o tema “Áreas de Preservação Permanente (APP) no Ambiente da Produção de Leite”, coordenado pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Dejair Burtet; com colaboração de diversos atores de instituições parceiras e da professora Leonir Uhde, da UNIJUÍ.