Instituições comunitárias gaúchas comemoram 20 anos de atuação do PAIUNG - Unijuí

Instituições comunitárias gaúchas comemoram 20 anos de atuação do PAIUNG

A UNIJUÍ esteve representada pela coordenadora da CPA, Magna Dalla Rosa, no Seminário dos 20 anos do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul – Paiung, promovido pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), realizado nos dias 25 e 26 de setembro de 2014, na Univates, em Lajeado.

O tema do evento centrou-se nos aspectos da regulação e avaliação no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A abertura do Seminário foi realizada no Teatro do Centro Cultural da Univates e iniciou com a apresentação do Coral Vocalize e os pronunciamentos da Coordenadora do PAIUNG, Maria Cristina Aita, do presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE), Gilberto Gonçalves Garcia e do presidente do Comung e reitor da Univates, Ney José Lazzari.

A coordenadora do Paiung, Maria Cristina Aita, destacou que comemorar os 20 anos do PAIUNG é um marco importante para as IES comunitárias, na medida em que este programa auxilia a todos que compõem o Paiung na compreensão e apropriação de concepções e mecanismos de avaliação no âmbito das políticas de educação superior do país, pela preservação da identidade de cada IES que integra o referido programa.  O presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE), Gilberto Gonçalves Garcia, enfatizou que “é sempre interessante vir ao Rio Grande do Sul para termos a medida do quanto as comunitárias representam para a maturidade da Educação Superior, especialmente no que concerne à “avaliação”. O presidente do Comung e reitor da Univates, Ney José Lazzari, cumprimentou o PAIUNG pela  trajetória de seus 20 anos. “O Paiung é uma iniciativa nossa, gaúcha; um espaço no qual podemos discutir, pensar e comparar nossas formas de avaliação”, destacou.

Na ocasião, aconteceu o lançamento do livro “Avaliação institucional em IES comunitárias”, que reúne artigos conjunto das Instituições e relatos de experiências individuais. Os objetivos da obra são a produção de conhecimento de temas relativos aos processos avaliativos do Sinaes e compartilhar com a sociedade/Governo Federal  o trabalho que vem sendo realizado pelo PAIUNG e Instituições. A UNIJUÍ participa da publicação com dois artigos, um deles escrito em conjunto UNIJUÍ, URI, UPF e UNICRUZ, com o título Reflexões acerca dos Resultados Avaliativos dos Cursos de Pedagogia nas Universidades Comunitárias Gaúchas de 2008 a 2011 e o outro escrito pelos membros da CPA/UNIJUÍ e professora/pesquisadora do DACEC, intitulado UNIJUÍ: O olhar da comunidade Externa. A capa do livro foi produzida pelo Núcleo de Criação da CMKT/UNIJUÍ.

Foi ministrada palestra pelo professor Gilberto Gonçalves Garcia, doutor em Filosofia, ex-presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), reitor da Universidade Católica de Brasília e presidente da CES/CNE, com o tema “O sistema de avaliação da educação superior e a regulação”. Segundo ele, no Brasil, não é possível pensar na ideia de avaliação desvinculada da regulação e da expansão. “A avaliação atrelada à regulação deveria dar resposta ao fenômeno da expansão do Ensino Superior”, afirmou.

Em continuidade à sua fala, o palestrante apresentou o contexto de origem do Sinaes, seus princípios e concepção e a realidade do sistema hoje. Ressaltou a existência de  conflitos  entre a concepção e a regulamentação do Sinaes, pela ênfase dos resultados do  ENADE no cálculo dos indicadores de avaliação de CPC e de IGC. Além disso, salientou a falta de valorização da autoavaliação e da avaliação in loco e a ênfase no modelo de avaliação com características punitiva, quantitativa e discriminatória.

No segundo dia, aconteceram apresentações de trabalhos de representantes das instituições participantes referentes a pesquisas desenvolvidas na área de avaliação em cada instituição. Magna Dalla Rosa apresentou o Relato de Experiências sobre “O Programa de Avaliação Docente na UNIJUÍ, processo e resultados 2012/2013”.  Em seguida, foi realizado um momento de conversa sobre os pontos de destaque das pesquisas apresentadas, sendo que a avaliação docente teve destaque nos debates.

Outra palestra foi ministrada por Rogério Dentello, integrante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. A atividade abordou os dez anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sob o viés dos avanços e perspectivas do Instituto. A palestra foi mediada pela professora Marion Creutzberg.

Dentello reiterou que a avaliação e a regulação são processos independentes, porém complementares, sendo que os processos avaliativos subsidiam as políticas públicas de educação superior. Informou que nos próximos dias o MEC encaminhará orientações para a elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional, adiantando que o mesmo deverá considerar os cinco eixos avaliativos que integram o instrumento  de avaliação externa, bem como orientações para o desenvolvimento do Relato Institucional. Destacou, também, a importância da definição nos Projetos de Autoavaliação, em consonância com o PDI e o ciclo avaliativo da Instituição.