Egressos da UNIJUÍ participam de projeto de identificação em trevos de acesso de Ijuí - Unijuí

Designers formados pela Universidade realizam projeto em conjunto com a Prefeitura de Ijuí.

Na última semana, o prefeito de Ijuí, Fioravante Ballin, juntamente com autoridades locais recebeu, em seu gabinete, os designers Fernanda Schirmer, Alessandro Zangirolani e Marcel Meller, egressos da UNIJUÍ. O encontro teve o objetivo de apresentar o projeto de uma estrutura de identificação de Ijuí a ser colocada nos trevos de acesso ao município.

A iniciativa de criar essa identificação, segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito (Smodutran), Ubirathan Erthal surgiu no estágio curricular desenvolvido na Smodutran durante a graduação dos designers. “Na época, os alunos foram desafiados a elaborar um projeto que identificasse o município”, completa.

Conforme o designer Alessandro, o projeto surgiu através de uma pesquisa histórica. “Nos baseamos no hino de Ijuí, onde extraímos os elementos que compõem o projeto. A colmeia, a diversidade étnica e a água. Mesclamos os itens e criamos o projeto para representar o município”.

A estrutura possui 31 favos, destes, 12 estão preenchidos pelas bandeiras das etnias organizadas em Ijuí, além da do Brasil e do município. O projeto possui 1,80m de altura, 1m de largura e 3,40 de comprimento. Inicialmente a estrutura irá ser colocada nas laterais de cinco trevos.

Na oportunidade, o prefeito Fioravante Ballin solicitou que fosse feito um projeto gráfico com as dimensões da estrutura e a disposição da mesma em um trevo, para que possa ser apresentado ao Daer e Denit, a fim de solicitar a autorização para instalação nos locais, uma vez que os espaços são de responsabilidade desses órgãos.

Também participaram do encontro os secretários de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito; Ubirathan Erthal; de Cultura, Esporte e Turismo, Sergio Correia e de Governo, Nelson Copetti; o presidente da ExpoIjuí/Fenadi 2014, Nelson Casarin; o representante da Ueti, Francisco Rollof; o diretor presidente do Demei, Rogério Seibert; o escritor Ademar de Campos Bindé e o representate da ACI, Luiz Hocevar Filho.

Fonte e foto: Prefeitura de Ijuí