Docentes e alunos de Engenharia da UNIJUÍ participam de congresso nacional - Unijuí

Docentes e alunos de Engenharia da UNIJUÍ participam de congresso nacional

Para entender melhor qual é o verdadeiro papel do engenheiro na sociedade, o XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2014) trabalhou a temática "Engenharia: Múltiplos Saberes e Atuações".

Entre os dias 16 e 19 de setembro, em Juiz de Fora, Minas Gerais, os professores da UNIJUÍ, Dr. Antonio Carlos Valdiero, Dr. Manuel Martín Pérez Reimbold, a Profa. Rozimerli R. M. Richter, Bolsista CAPES/PICMEL, do Câmpus Panambi, e o mestrando em Modelagem Matemática Leonardo Bortolon Maraschin estiveram prestigiando o XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). O evento é o mais importante fórum de discussão sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil. Trata-se de um evento de periodicidade anual que vem sendo realizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), ininterruptamente, desde sua fundação em 1973.

Entre os diversos tópicos de grande importância na educação em engenharia que foram discutidos destacam-se: A formação pedagógica de docentes de engenharia, a mobilidade de estudantes a nível internacional, as metodologias ativas para ensino, as ferramentas de apoio para a educação à distância e a aprendizagem baseada em problemas.

Trabalhos apresentados

Na oportunidade, foram apresentados os seguintes trabalhos de autoria de professores e acadêmicos dos cursos de graduação e de mestrado da UNIJUÍ: Análise da evasão discente no curso de engenharia mecânica da UNIJUÍ e Proposição de Soluções, por Antonio Carlos Valdiero, Claudio da Silva dos Santos, Luiz Antonio Rasia, Sonia Beatriz Teles Drews, Nelson Jose Thesing e Cátia Maria Nehring; Desenvolvimento de Estruturas Mecânicas Criativas: Interação Ensino Médio Engenharia, por Rozimerli R. M. Richter, Claudio da Silva dos Santos, Juliana M. Meotti, Antonio Carlos Valdiero e Olavo L. Kleveston; Intervenções Pedagógicas no Ensino de Engenharia Mecânica através do estágio de Docência, por Angelo F. Fiori, Leonardo Bortolon Maraschin, Rozimerli R. M. Richter, Antonio Carlos Valdiero e Luiz Antonio Rasia; Desenvolvimento de um Dispositivo Semiautomático para Preparação Metalografica, por Daniel Galeazzi, Gil Eduardo Guimarães e Antonio Carlos Valdiero; As competições de Robótica Móvel como Recursos de Ensino na Engenharia, por Manuel Martín Pérez Reimbold, Maurício de Campos, Paulo Sergio Sausen, Airam Teresa Sausen e Flavio Kieckow.

Os docentes e pesquisadores da UNIJUÍ, também apresentaram o resultado das experiências de sucesso que contribuem para uma formação de qualidade na engenharia, tais como As práticas de estágio de docência na graduação; Os desafios e as competições na forma de objetos educacionais; A iniciação científica e os projetos de interação da engenharia com as escolas públicas de ensino médio que atualmente tem apoio do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Brasil, por meio de bolsas e de auxílio financeiro no projeto "Concurso de Pórticos"; e também da CAPES/FAPERGS 15/2013 no Programa de Iniciação em Ciências, Matemática, Engenharias, Tecnologias Criativas e Letras - PICMEL.