Consu aprova oferta de dois novos cursos: Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Produção - Unijuí

O Conselho Universitário da UNIJUÍ (Consu) aprovou na tarde de quarta-feira, 17, a implantação de dois novos cursos de graduação: os cursos de Arquitetura e Urbanismo, a ser oferecido no Câmpus Ijuí; e o Curso de Engenharia de Produção, no Câmpus Panambi.

Os dois novos cursos de graduação têm necessidade de autorização prévia do MEC para incorporação ao quadro de vagas, portanto serão ofertados no Vestibular mais próximo à data da publicação da Portaria de autorização dos cursos. Da mesma forma, o curso de Gestão de Cooperativas – Tecnologia, no Câmpus Santa Rosa, encontra-se em processo no MEC para autorização de oferta no quadro de vagas do vestibular.

O Consu também aprovou o quadro de ofertas para o Vestibular Verão 2015, cuja prova será realizada no dia 07 de dezembro. As inscrições estarão abertas no período de 06 de outubro a 30 de novembro. Ao todo, serão ofertadas 1.566 vagas na modalidade presencial e 300 vagas na modalidade a distância (EaD).

O Conselho Universitário também aprovou a alteração no Calendário Acadêmico UNIJUÍ do segundo semestre de 2014, transformando o dia 13 de outubro em dia acadêmico e formalizando o dia 15 de outubro como data comemorativa ao dia do professor e do técnico-administrativo e de apoio. Com isso, a aula do dia 15 de outubro deverá ser ministrada no dia 08 de dezembro de 2014.

Arquitetura e Urbanismo

O curso de Arquitetura e Urbanismo, conforme estabelece o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), tem como objetivo principal formar arquitetos urbanistas aptos a compreender e a dar respostas às necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação à concepção, planejamento, intervenção e/ou construção de edificações e do espaço urbano e regional, bem como à conservação e valorização do patrimônio construído, proteção do equilíbrio natural e à utilização racional dos recursos disponíveis.  A carga horária proposta é de 4.020 horas, sendo que destas, 150 horas referem-se a atividades complementares, totalizando 258 créditos e duração de cinco anos, ou seja, 10 semestres.

Segundo o professor Julio Cezar Bolacell, chefe do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), do ponto de vista regional, a concepção do curso de Arquitetura e Urbanismo considera como ponto de partida a missão da Universidade, de promover o desenvolvimento regional para melhorar a qualidade do ambiente de vida. Destaca também que o setor de construção civil na região tem apresentado competitividade expressiva que necessita ser sustentada com aporte teórico cada vez mais aprofundado, ultrapassando os limites da formação técnica profissionalizante hoje existente. De um ponto de vista mais amplo, analisando-se a recente produção dos cursos de Arquitetura no Brasil revelam-se as carências existentes em relação à materialização, isto é, deficiências no conhecimento tecnológico que impedem a finalização consistente dos projetos com vistas à construção.

Engenharia de Produção

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Engenharia de Produção foi elaborado por dois departamentos – o Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) e o Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC). Tendo em vista a realidade e as características da região, o curso foi concebido de forma a direcionar as atividades científicas para campos de interesse articulados às necessidades tecnológicas regionais e nacionais. A implantação no Câmpus Panambi considerou a representatividade da indústria de transformação na região, sendo que os principais setores, tanto pela representatividade na indústria brasileira, quanto pela importância local, são os de máquinas e equipamentos (implementos agrícolas) e de produtos de metal.

O curso tem como objetivo formar profissionais com sólido embasamento científico-conceitual, matemático, tecnológico, econômico e social, com competências técnicas para, de forma empreendedora, crítico-reflexiva, proativa e inovadora, analisar, avaliar, projetar, otimizar e gerenciar sistemas de produção  de bens e serviços, associadas às competências comportamentais de postura ética, cidadã e sustentável, com responsabilidade social, política e ambiental. A duração será de 3.960 horas, incluídas as 150 horas de atividades complementares, sendo que a organização curricular do curso está construída para ocorrer em 10 semestres.